Brasil

Verão em pleno inverno? São Paulo pode ter maior temperatura em cinco meses nesta sexta-feira, 22

Climatempo alerta para mudança brusca de temperatura no final de semana

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 22 de agosto de 2025 às 08h46.

A Capital de São Paulo pode registrar a maior temperatura em cinco meses na tarde desta sexta-feira, 22. Mesmo em pleno inverno, o fenômeno veranico aumentou o calor na região Sudeste e trouxe uma sensação de verão em meio às baixas temperaturas dos últimos dias. 

Segundo informações da empresa Climatempo, a previsão para a tarde desta sexta é de 33°C e pode se consolidar como o dia mais quente desde 9 de março, quando ainda era verão no Brasil.

Até o momento, a temperatura mais elevada do ano, em São Paulo, foi de 34,8°C no dia 2 de março.

Choque térmico à vista

O fim de semana também promete trazer mudanças bruscas no clima. Nesta sexta e no sábado, 23, o calor predomina, com tardes quentes e noites ainda agradáveis, sem a queda de temperatura típica de fim do dia.

No domingo, entretanto, o Climatempo prevê uma nova frente fria que deve começar a entrar em algumas regiões do estado. Enquanto o ar quente e seco permanece sobre grande parte do interior paulista, áreas do sul e leste do estado devem sentir a queda de temperatura e o aumento da umidade no ar.

Áreas como litoral, Vale do Ribeira, Grande São Paulo e Sorocaba terão aumento da nebulosidade no domingo, com possibilidade de chuviscos ou chuva leve à noite. Na capital e na região metropolitana, a tarde poderá ficar até 10°C mais fria do que no sábado, marcando uma virada intensa do tempo.

Acompanhe tudo sobre:Previsão do tempoEstado de São Paulo

Mais de Brasil

Formação de ciclone na Argentina provoca alertas de chuvas em estados de três regiões do Brasil

Disputa de 2026 será por 10% do eleitorado desinteressado que busca pelo novo, diz CEO da AtlasIntel

Crise das bebidas com metanol: Procon fiscaliza mais de de mil bares de SP em uma noite

Lula viaja para Roma neste sábado e se encontrará com papa Leão XIV