Brasil

Vazamento de mineroduto atingiu dois rios em Minas Gerais

O material que saiu do mineroduto percorreu cerca de sete quilômetros nos cursos d'água

Anglo American: os rios atingidos pelo vazamento foram o Santo Antônio e o Casca (Nadine Hutton/Bloomberg)

Anglo American: os rios atingidos pelo vazamento foram o Santo Antônio e o Casca (Nadine Hutton/Bloomberg)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 13 de março de 2018 às 21h42.

Belo Horizonte - O vazamento do mineroduto da empresa Anglo American em Santo Antônio do Grama, na Zona da Mata, em Minas Gerais, atingiu dois rios, e não apenas um, conforme sobrevoo realizado nesta terça-feira, 13, por equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

Um diagnóstico será feito para, conforme a secretaria, a "lavratura dos autos de fiscalização, que irão definir penalidades e valor da multa". O material que saiu do mineroduto percorreu cerca de sete quilômetros nos cursos d'água.

Os rios atingidos pelo vazamento, que ocorreu na manhã de segunda-feira, 12, foram o Santo Antônio e o Casca, este em menor escala. Antes, as informações eram que apenas o Santo Antônio havia sido afetado. "Os técnicos sobrevoaram toda a extensão do Rio Santo Antônio, até a confluência com o Rio Casca."

Ainda segundo a secretaria, "foi possível verificar que os sedimentos que vazaram do mineroduto percorreram aproximadamente 7 quilômetros, nesses dois cursos d'água".

"Percebeu-se que o material mais pesado se sedimentou no leito do Ribeirão Santo Antônio, passando pela cidade de Santo Antônio do Grama. Já o material mais fino chegou a atingir o Rio Casca, porém bastante diluído."

Conforme a Anglo American, vazaram do mineroduto cerca de 300 toneladas de polpa de minério. A empresa afirmou ainda que o vazamento durou cerca de 25 minutos e já está completamente estancado.

Com o rompimento do mineroduto, a empresa paralisou as atividades em Minas. A cidade de Santo Antonio do Grama ainda está sem água.

"O objetivo é garantir a retomada, no menor prazo possível, do abastecimento de água para a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais). Por hora, emergencialmente, a Anglo American vem disponibilizando água para os moradores por meio de nove caminhões-pipa."

Acompanhe tudo sobre:Anglo AmericanMeio ambienteMinas GeraisMineradoras

Mais de Brasil

Hugo Motta anuncia criação da comissão especial que analisará PEC da Segurança

Show com dinheiro público? Projeto no Senado propõe novas regras de contratação; entenda

Governo de SP alerta para risco elevado de incêndios em grande parte do estado nos próximos dias

'O Pix é nosso, my friend', posta governo Lula após investigação de Trump