Brasil

Urgência para Estatuto da Juventude é protocolado no Senado

Praticamente todos os líderes partidários assinaram o requerimento de urgência


	Senado brasileiro: segundo a secretária-geral da Mesa, o requerimento de urgência conta com apoio superior ao mínimo de senadores representados por líderes ou blocos.
 (Agência Brasil/ Wikimedia Commons)

Senado brasileiro: segundo a secretária-geral da Mesa, o requerimento de urgência conta com apoio superior ao mínimo de senadores representados por líderes ou blocos. (Agência Brasil/ Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de abril de 2013 às 14h39.

Brasília – O requerimento de votação em regime de urgência constitucional para o Projeto de Lei do Estatuto da Juventude já foi protocolado na Mesa Diretora do Senado. A secretária-geral da Mesa, Cláudia Lyra Nascimento, informou que o requerimento deve ser lido logo no início da sessão plenária de hoje (3) e votado após o encerramento da pauta.

Praticamente todos os líderes partidários assinaram o requerimento de urgência. Pelo regimento interno, para que um requerimento seja colocado em votação é necessário o apoio de todos os líderes de partidos ou blocos partidários, ou que representem pelo menos 54 senadores.

Segundo a secretária-geral da Mesa, o requerimento de urgência conta com apoio superior ao mínimo de senadores representados por líderes ou blocos. O líder da Minoria, Mário Couto (PSDB-PA), por exemplo, assinou o documento representando o seu partido e o Democratas, que também integra o bloco.

Pelo PMDB, o líder Eunício Oliveira (CE) defende a votação da urgência constitucional ao estatuto. Ele considera “um grande avanço”, por exemplo, a decisão de classificar como jovens, as pessoas com idade entre 15 e 29 anos.

“É uma delimitação que beneficiará todos, jovens e sociedade em geral, uma vez que, com regras claras, o poder público poderá incentivar, fomentar e subsidiar políticas que resultem em mais educação de qualidade, com a garantia de ensino fundamental e médio, obrigatório e gratuito”, argumentou o líder da maior bancada partidária do Senado.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilPolíticaSenado

Mais de Brasil

Ministro da Educação afirma que Enem não será cancelado após suposto vazamento de questões

Moraes decreta prisão preventiva de Ramagem

Inmet emite alerta laranja para chuvas intensas em 12 estados; veja a previsão

Anvisa veta 5 canetas emagrecedoras irregulares no país; saiba quais são