Brasil

Serra catarinense tem geada e temperaturas abaixo de 3°C

"O frio fora de época deve-se a uma massa de ar polar continental que avançou do polo", explicou a meteorologista Stael Sias da MetSul

O amanhecer desta terça-feira, 4, nas cidades da região dos Campos da Serra em Santa Catarina foi gélido e teve até geada (Dan Kitwood/Getty Images)

O amanhecer desta terça-feira, 4, nas cidades da região dos Campos da Serra em Santa Catarina foi gélido e teve até geada (Dan Kitwood/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 4 de dezembro de 2018 às 11h39.

Porto alegre - O amanhecer desta terça-feira, 4, nas cidades da região dos Campos da Serra em Santa Catarina foi gélido e teve até geada. "O frio fora de época deve-se a uma massa de ar polar continental que avançou do polo em direção ao continente e por isso manteve esse comportamento típico de inverno", explicou a meteorologista Stael Sias da MetSul.

A massa de ar polar é um fenômeno extenso e atuou fortemente nesses últimos dias na região Sul do Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai.

Para se ter uma ideia, em Buenos Aires, capital da Argentina, o último dia 2 foi marcado por um intenso frio na cidade portenha. Desde 1999 Buenos Aires não registrava temperaturas tão baixas no mês: 9,2°C.

Já na serra catarinense, geou na manhã desta terça-feira nos municípios de São Joaquim, Urupema, Bom Jardim da Serra e Urubici. Em São Joaquim, a mínima foi de 2,5°C, em Urubici fez 1,9°C, Bom Jardim da Serra, 2,6°C e Urupema registrou apenas 1,2°C. Este foi o segundo dia consecutivo de geada na região.

Acompanhe tudo sobre:FrioMudanças climáticasSanta Catarina

Mais de Brasil

Giro do dia: morte de Pepe Mujica, CPI das Bets, JBS, INSS e investimentos da China

Governo Lula paralisa cessão da área da favela do Moinho em SP ao governo Tarcísio

Prefeito de Sorocaba (SP) vira réu por suspeita de superfaturamento na compra de lousas digitais

Tornado atinge município do RS, provoca danos em mais de 280 moradias e destrói rede elétrica