Brasil

Senado aprova criação de Bolsa Artista

Com a medida, artistas amadores e profissionais poderão receber bolsa de estudo para aperfeiçoar suas formações

Gari escreve parte de Poema Gigante, durante a Ri+ 20: a Bolsa Artista será concedida por um ano, em 12 parcelas mensais (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Gari escreve parte de Poema Gigante, durante a Ri+ 20: a Bolsa Artista será concedida por um ano, em 12 parcelas mensais (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2012 às 14h52.

Brasília - Artistas amadores e profissionais poderão receber bolsa de estudo para aperfeiçoar suas formações. A Comissão de Educação do Senado aprovou hoje (3), em caráter terminativo, projeto de lei que institui a chamada Bolsa Artista. A matéria segue para a apreciação dos deputados federais.

A proposta é conceder uma ajuda financeira, bancada pelo Ministério da Cultura, para a formação profissional em áreas como artes literárias, musicais, cênicas, visuais e audiovisuais. A concessão da bolsa será prioritária aos artistas em processo de formação, “com ênfase ao pluralismo de ideias e à preservação da diversidade cultural”, ressaltou o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), autor do projeto de lei.

O candidato ao benefício deve ser maior de 12 anos. No caso de ser menor de 18 anos, a pessoa tem que estar matriculada em instituição de ensino pública ou privada, a não ser que já tenha concluído o ensino médio.

O estudante também não poderá ser beneficiário de qualquer outro programa governamental de formação profissional nesta área.

A Bolsa Artista será concedida por um ano, em 12 parcelas mensais. O autor da proposta não esclarece, entretanto, se o valor cobrirá integralmente ou de forma parcial o curso a ser realizado.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilCelebridadesArtistasArteSenadoArtes visuais

Mais de Brasil

Anvisa regulamenta produção em escala de antídoto contra intoxicação por metanol

Governo confirma 113 registros de intoxicação por metanol após ingestão de bebida em seis estados

Reúso e lavagem de garrafas com metanol são foco de investigação da Polícia Civil em SP

Outro surto no passado: 35 pessoas morreram na Bahia por bebida adulterada por metanol em 1999