Brasil

Secretário de Educação de São Paulo pede demissão

Herman Voorwald liderava o processo de reorganização escolar que seria implantado em 2016 e levaria ao fechamento de 93 escolas


	Herman Voorwald e Geraldo Alckmin: informação de que o secretário deixou o cargo foi confirmada pela Secretaria de Educação
 (Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

Herman Voorwald e Geraldo Alckmin: informação de que o secretário deixou o cargo foi confirmada pela Secretaria de Educação (Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de dezembro de 2015 às 16h25.

São Paulo - O secretário de Educação do estado de São Paulo, Herman Voorwald, entregou pedido de exoneração ao governador Geraldo Alckmin.

Voorwald liderava o processo de reorganização escolar que seria implantado em 2016 e levaria ao fechamento de 93 escolas. A informação de que Voorwald deixou o cargo foi confirmada pela Secretaria de Educação.

No início da tarde, o governador Geraldo Alckmin anunciou a suspensão da reorganização para abertura de diálogo com a comunidade escolar no próximo ano.

"Nossa decisão é adiar a reorganização e rediscuti-la escola por escola, com a comunidade, com os estudantes e, em especial, com os pais dos alunos”, disse o governador em entrevista coletiva. Os estudantes permanecem estudando nas escolas onde estão matriculados.

Com a reorganização, os estudantes seriam separados por ciclo escolar (fundamental 1 e 2 e médio). A medida enfrenta resistência de alunos, pais e professores.

Mais de 200 escolas foram ocupadas para reivindicar a suspensão da reorganização, que afetaria 311 mil alunos.

Ontem (3), Ministério Público e Defensoria Pública entraram com um pedido de liminar para suspender a medida.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilProtestosEducaçãoGovernadoresGeraldo AlckminEscolasEstado de São Paulo

Mais de Brasil

Laudo aponta que baixa temperatura causou explosão em fábrica da Enaex no Paraná

Lula se prepara para viajar aos EUA após rebater Trump sobre condenação de Bolsonaro

CPI do INSS: suspeito de liderar fraudes em descontos será ouvido nesta segunda-feira, 15

Queimadas em São Paulo: Defesa Civil prevê 'semana crítica'