Brasil

PR costura apoio à reeleição de Maia para presidência da Câmara

O líder do PR na Câmara, o deputado José Rocha (BA), deve anunciar nesta terça-feira (8) a posição oficial da legenda na disputa

Rodrigo Maia: com PSL, PRB, PSD, PPS e DEM, o democrata teria 153 dos 513 deputados (Adriano Machado/Reuters)

Rodrigo Maia: com PSL, PRB, PSD, PPS e DEM, o democrata teria 153 dos 513 deputados (Adriano Machado/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 7 de janeiro de 2019 às 17h15.

Brasília e São Paulo — O líder do PR na Câmara, o deputado José Rocha (BA), deve anunciar nesta terça-feira (8) a posição oficial da legenda na disputa da presidência da Casa. O Partido Republicano deve apoiar a reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ), segundo apurou o Broadcast/Estado.

"O Rodrigo é o que tem a maior viabilidade e isso garante a ele a reeleição", disse Rocha. Se o suporte do PR se concretizar, serão ao menos cinco legendas favoráveis à recondução de Maia, além do próprio DEM, à presidência da Casa.

Com PSL, PRB, PSD, PPS e DEM, o democrata teria 153 dos 513 deputados. Com o acréscimo da bancada do PR, o número sobe para 186.

A tendência é que o PSDB também acompanhe o grupo. Na semana passada, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que apoia a recondução de Maia e que a bancada federal do partido deve seguir essa tendência majoritariamente. Caso o apoio do PSDB se concretize, seriam 215 votos.

Mesmo com o apoio oficial da legenda a Maia, o candidato pelo PR, o deputado Capitão Augusto (PR-SP), vai manter sua candidatura.

"Se isso acontecer (apoio do PR a Maia), já era algo esperado e eu mantenho minha candidatura de toda forma", afirmou ao Broadcast/Estado.

O líder do partido terá uma conversa com Augusto antes do anúncio oficial para tentar que ele retire sua candidatura. "Eu vou conversar com ele e apelar para se juntar à candidatura do Maia", disse Rocha.

Enquanto isso, Rodrigo Maia está em campanha pelos Estados nesta semana para angariar mais apoio à sua recondução. No sábado, ele esteve em Goiânia, com o governador do Estado, Ronaldo Caiado (DEM-GO), que afirmou apoiar o colega e que vai trabalhar em prol de sua campanha.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosPSL – Partido Social LiberalRodrigo Maia

Mais de Brasil

Licença de Eduardo Bolsonaro termina neste domingo; veja o que pode acontecer

Eduardo aumenta condutas ilícitas após tornozeleira em Bolsonaro, diz Moraes

AGU pede que STF investigue ação suspeita antes de tarifaço no inquérito contra Eduardo Bolsonaro

Incêndio em Barueri, na Grande São Paulo, atinge galpões comerciais