Brasil

Ponte da Amizade reabre, mas não é todo brasileiro que pode passar

Fechada desde março, a fronteira entre Brasil e Paraguai vai ficar aberta em horário restrito e somente para cidadãos de Foz do Iguaçu

Ponte da Amizade, na fronteira entre Brasil e Paraguai (Reprodução/Wikimedia Commons)

Ponte da Amizade, na fronteira entre Brasil e Paraguai (Reprodução/Wikimedia Commons)

GG

Gilson Garrett Jr

Publicado em 15 de outubro de 2020 às 06h00.

Fechada desde março em decorrência da pandemia de covid-19, a Ponte da Amizade, na fronteira do Brasil com o Paraguai, reabre a partir desta quinta-feira, 15. Mas não são todos os brasileiros que podem passar. 

De acordo com o protocolo sanitário do país vizinho, a passagem é válida somente para as cidades gêmeas de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este. Ou seja, só estão autorizadas a cruzar a fronteira pessoas com documento de identidade expedido na cidade brasileira.

A fronteira fica aberta entre 5h e 14 horas, somente para veículos. O governo paraguaio disse que não vai inspecionar todos os carros, mas faz uma fiscalização aleatória para verificar a documentação. O uso de máscara é obrigatório. A passagem a pé, o que é bem comum na ponte, permanece proibida.

Para turistas, é exigido seguro médico internacional que inclua testes de covid-19 e internações em UTI. A saída poderá ser feita em qualquer horário. Para turistas e comerciantes, a circulação é autorizada em um raio de até 30 quilômetros de Cidade do Leste.

A medida tem validade por 15 dias, quando o Paraguai vai avaliar se modifica as regras. O governo paraguaio ainda não definiu se vai reabrir a fronteira nas cidades de Pedro Juan Caballero e Salto del Guairá, ambas na fronteira com Mato Grosso do Sul.

Do lado brasileiro, o Ministério das Relações Exteriores não definiu as regras para os paraguaios que queiram entrar no Brasil. O presidente Jair Bolsonaro chegou a anunciar que estaria na reabertura da Ponte da Amizade, junto com o presidente paraguaio Mario Abdo Benítez, mas o encontro foi cancelado.

Acompanhe tudo sobre:ParaguaiParanáJair BolsonaroExame HojeCoronavírus

Mais de Brasil

Presidente da Caixa deve defender bet do banco em reunião com Lula

Polícia Federal pode suspender emissão de passaportes por falta de verba

Deputados protocolam PEC da Reforma Administrativa