Brasil

PF faz operação contra furto de correntistas pela internet

Oito mandados de prisão preventiva, dez de prisão temporária e 35 de buscas e apreensão estão sendo cumpridos nos três estados


	 Polícia Federal: criminosos agiam, principalmente, no Distrito Federal, em Goiás e São Paulo
 (Divulgação/Polícia Federal)

Polícia Federal: criminosos agiam, principalmente, no Distrito Federal, em Goiás e São Paulo (Divulgação/Polícia Federal)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de setembro de 2014 às 14h32.

Brasília - A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (29), uma operação para desarticular uma organização criminosa que furtava dinheiro de correntistas do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e de outras instituições bancárias por meio da internet. Investigadores estimam que os suspeitos podem ter desviado mais de R$ 2 milhões.

Os criminosos agiam, principalmente, no Distrito Federal, em Goiás e São Paulo. Oito mandados de prisão preventiva, dez de prisão temporária e 35 de buscas e apreensão estão sendo cumpridos nos três estados.

Ainda de acordo com a PF, a quadrilha enviava falsas mensagens eletrônicas pela internet, os chamados spams. Ao clicar sobre os links, as vítimas eram remetidas para páginas eletrônicas que armazenavam dados bancários e senhas de acesso. De posse dessas informações, os suspeitos conseguiam acessar a conta bancária da vítima, por meio dos canais digitais dos bancos, conhecidos por internet banking. Os policiais federais usaram a sigla IB2K para dar nome à operação.

As investigações apontaram que os suspeitos usavam o dinheiro roubado na compra de armas e drogas, em viagens e festas. Além disso, instalavam aparelhos de som em veículos. Confirmadas as suspeitas, os investigados responderão pelos crimes de furto qualificado mediante fraude, participação em organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Acompanhe tudo sobre:BancosBB – Banco do BrasilCaixaEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasPolícia Federal

Mais de Brasil

Hugo Motta anuncia criação da comissão especial que analisará PEC da Segurança

Show com dinheiro público? Projeto no Senado propõe novas regras de contratação; entenda

Governo de SP alerta para risco elevado de incêndios em grande parte do estado nos próximos dias

'O Pix é nosso, my friend', posta governo Lula após investigação de Trump