Brasil

Petistas organizam ato em solidariedade a Lula na Paulista

O ex-presidente foi condenado a nove anos e seis meses de prisão pelo juiz Sérgio Moro por corrupção passiva e lavagem de dinheiro

Lula: o clima ainda é tranquilo em frente à residência de Lula (Ueslei Marcelino/Reuters)

Lula: o clima ainda é tranquilo em frente à residência de Lula (Ueslei Marcelino/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 12 de julho de 2017 às 18h06.

São Paulo - Lideranças petistas começam a chegar à Avenida Paulista para uma manifestação de solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi condenado a nove anos e seis meses de prisão pelo juiz Sérgio Moro no caso do triplex do Guarujá pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O presidente estadual do partido, Luiz Marinho, já está no vão livre do Masp e diz "estranhar o cronômetro usado pelo juiz Sergio Moro".

De acordo com Marinho, o juiz estaria "trabalhando" para beneficiar Michel Temer.

Além disso, Marinho reafirmou que o candidato à presidência pelo PT será Luiz Inácio Lula da Silva - e que qualquer coisa fora disso deve ser considerado "golpe eleitoral".

Manifestações

A indicação do PT nacional é que cada diretório promova manifestações de solidariedade ao ex-presidente Lula.

"É de se estranhar que essa condenação aconteça agora, justamente no momento em que o foco está no afastamento de Michel Temer", diz Paulo Fiorilo, presidente do PT-SP.

"Claro que a ideia é impedir o ex-presidente Lula de participar do processo político. Trata-se de um ataque à própria democracia. A luta está posta e vamos resistir", disse o deputado estadual Luiz Fernando Ferreira (PT).

Em frente à residência de Lula, em São Bernardo do Campo, o clima ainda é tranquilo.

Há pouco, não havia a presença de manifestantes, apenas representantes da imprensa e um grupo de sindicalistas da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que fazia vigília.

Motoristas e motoqueiros que passavam na avenida em frente ao prédio ocasionalmente buzinavam ou gritavam mensagens de protesto ou apoio a Lula.

Acompanhe tudo sobre:Políticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPartidos políticosOperação Lava JatoLuiz Inácio Lula da SilvaSergio Moro

Mais de Brasil

Fachin se encontra com Papa Leão XIV no Vaticano antes de assumir presidência do STF

Brasil enfrenta onda de tempestades com risco de tornados nesta semana

Aviação brasileira supera número de passageiros do pré-pandemia em 8,5% e dá força a novos destinos

Dia do Gaúcho: por que 20 de setembro é considerado feriado no Rio Grande do Sul