Brasil

Palocci ouve xingamento ao votar em Ribeirão Preto

Ex-ministro da Fazenda votou à tarde em Ribeirão Preto (SP) de forma rápida


	Antonio Palocci: enfrentou xingamentos ao sair da Escola Estadual Otoniel Mota, na área central de Ribeirão Preto
 (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Antonio Palocci: enfrentou xingamentos ao sair da Escola Estadual Otoniel Mota, na área central de Ribeirão Preto (Antonio Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de outubro de 2014 às 18h42.

Ribeirão Preto - O petista Antonio Palocci Filho, ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil, votou à tarde em Ribeirão Preto (SP) de forma rápida.

Ainda assim enfrentou xingamentos ao sair da Escola Estadual Otoniel Mota, na área central da cidade. Entre outros, ouviu o grito de uma eleitora que o chamou de "ladrão", mas entrou no carro e foi embora sem se manifestar.

Palocci também é ex-prefeito de Ribeirão Preto e coordenou a campanha de Dilma Rousseff na eleição de 2010. Há algum tempo não tem feito aparições públicas e não quis falar muito aos jornalistas durante a votação.

Disse apenas que vai continuar atuando na atividade privada, mas que política "a gente sempre faz um pouquinho".

Palocci foi prefeito de Ribeirão Preto por duas gestões e integrou a equipe de transição do então presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, acabando por se tornar o homem forte do governo federal, a ponto de ficar à frente do Ministério da Fazenda e ser cotado para disputar a presidência da República em 2010.

Entretanto, um escândalo envolvendo a quebra do sigilo bancário do caseiro de seu sítio o derrubou do Ministério da Fazenda em 2006.

Em 2011 - após cinco anos afastado da administração pública e tendo coordenado a transição de governo na campanha vitoriosa de Dilma Rousseff, ele voltou como ministro da Casa Civil. Mas denúncias de enriquecimento ilícito o derrubaram, de novo, seis meses depois.

Desde então, Palocci não tem dado entrevistas e evita aparições públicas. Ele é médico e vive com a família em Ribeirão Preto.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilEleiçõesEleições 2014

Mais de Brasil

MEC vai punir cursos de medicina mal avaliados em exame a partir de 2026; entenda

Dino diz que ordens de tribunais internacionais integrados pelo Brasil seguem com eficácia imediata

'Não vamos permitir preconceito', diz ministro do Turismo sobre veto de alimentos na COP 30

Níveis de reservatórios em São Paulo estão no menor nível desde a crise hídrica de 2015