Brasil

Operação deve melhorar serviço de táxis em aeroportos do Rio

A operação Boas Vindas, da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), terá agentes municipais uniformizados em cada terminal


	Aeroporto Santos Dumont: Fiscais bilíngues de cooperativas também ajudam os turistas no momento do desembarque.
 (Infraero/Divulgação)

Aeroporto Santos Dumont: Fiscais bilíngues de cooperativas também ajudam os turistas no momento do desembarque. (Infraero/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 14h07.

Rio de Janeiro - Turistas que desembarcarem a partir de hoje (13), nos aeroportos Internacional Antônio Carlos Jobim, na zona norte, e Santos Dumont, no centro da cidade, terão à disposição um serviço especial para garantir a segurança e a qualidade do transporte de táxis. A operação Boas Vindas, da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), terá agentes municipais uniformizados em cada terminal. Eles vão entregar um formulário aos passageiros, para controlar a qualidade do serviço prestado durante a Copa das Confederações, que acontece de 15 a 30 de junho, e a Jornada Mundial da Juventude, que ocorre de 23 a 28 de Julho.

No material distribuído constam telefones e e-mail para reclamações em inglês e português, além de um espaço para ser preenchido com o número da placa do veículo no caso de irregularidades. Fiscais bilíngues de cooperativas também ajudam os turistas no momento do desembarque. A iniciativa está prevista para durar até o final da Jornada Mundial da Juventude, e conta com o apoio de 18 policiais militares, 36 guardas municipais e 36 agentes da SMTR, divididos em três turnos nos dois aeroportos.

De acordo com o secretário Municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, o taxímetro é a maneira oficial de se cobrar a tarifa pelo serviço de táxi na cidade. No entanto, o turista que não conhece o Rio, pode retirar uma nota com o valor médio do trajeto desejado no setor de atendimento dos aeroportos.


"Essa operação garante a qualidade do serviço e dá atenção aos turistas que estão chegando à nossa cidade. O passageiro será cuidado, e terá aonde recorrer caso ocorra qualquer problema. E o taxista também será amparado, pois ele tem a certeza de que a prefeitura está trabalhando para assegurar que o bom motorista seja beneficiado". disse Osório. Acrescentou que, durante a Jornada Mundial da Juventude, a operação também ocorrerá na Rodoviária Novo Rio, no centro da cidade.

"A Copa da Confederações terá público maior no aeroporto, enquanto a Jornada Mundial da Juventude terá público maior na rodoviária. Começamos pela características do público na Copa das Confederações: faremos uma avaliação para verificar se podemos ou não implantar esse serviço de forma permanente na cidade", concluiu o secretário.

O publicitário paulista Gabriel Pontes, que chegava de Florianópolis, e estava embarcando em um táxi para a zona sul da cidade, aprovou a iniciativa. "Tudo que pode ser feito para facilitar a vida dos turistas é sempre bem-vindo. Eu espero mesmo que essa fama de desorganização que, não só o Rio mas todo o Brasil têm caia por terra definitivamente".

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteRio de Janeirocidades-brasileirasMetrópoles globaisTransportesmobilidade-urbanaAeroportosTáxis

Mais de Brasil

Hugo Motta diz que Câmara vota IR na quarta mesmo sem acordo sobre anistia

Governo prevê repasse para universidades e agências federais 53% menor em 2026 do que em 2014

Ibama aprova simulação da Petrobras na Margem Equatorial, último passo para licença de exploração

Lula diz que reunião com Trump ocorrerá 'o mais rápido possível e vai correr bem'