Os corpos das 17 vítimas foram encaminhados ao Instituto de Medicina Legal (IML), com apoio dos institutos de identificação da Bahia e de Minas Gerais, estados de origem de parte dos passageiros.
O transporte foi feito com viaturas das unidades de Caruaru e Recife, informou a SDS.
Ainda segundo a secretaria, a empresa havia informado que 30 pessoas estavam a bordo, mas registros hospitalares indicam pelo menos 40 passageiros no veículo.
Dezessete feridos seguem internados no Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns (PE).
Relato da PRF e operação de resgate
De acordo com comunicado da Polícia Rodoviária Federal (PRF), “alguns passageiros foram arremessados do veículo”, o que sugere que podiam estar sem cinto de segurança no momento do capotamento.
O Governo de Pernambuco atuou com equipes de resgate, atendimento hospitalar, identificação das vítimas e acolhimento às famílias. Participaram da operação 23 bombeiros e cinco viaturas especializadas do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), entre unidades de salvamento, combate a incêndio e apoio operacional.
A Secretaria de Assistência Social enviou equipes especializadas para acompanhar as famílias das vítimas. Parentes podem buscar informações pelo canal da Ouvidoria Social da SAS, no telefone 0800 081 4421.
Trajeto e primeiras conclusões da investigação
O ônibus havia saído de Brumado (BA) e seguia para Santa Cruz do Capibaribe (PE), no Polo de Confecções, conhecido destino de compras no Nordeste. O grupo retornava à Bahia quando o veículo capotou em um trecho sinuoso da Serra dos Ventos.
“A SDS está periciando o local do acidente e o veículo para, em seguida, tomar todos os depoimentos e concluir a perícia. Se houve uma falha mecânica ou não no veículo, teremos essa informação ao final da investigação, que pode durar 30 dias”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
De acordo com a PRF, o motorista teria perdido o controle do ônibus, cruzado para a contramão e atingido rochas às margens da pista. Em seguida, o veículo colidiu em um barranco de areia e tombou.
Motorista e inquérito policial
O motorista sofreu ferimentos leves e testou negativo para álcool no bafômetro, segundo a polícia. Ele foi levado à delegacia para prestar depoimento.
A Polícia Civil de Pernambuco, por meio da 18ª Delegacia Seccional de Garanhuns, registrou o caso como acidente de trânsito com vítimas fatais e instaurou um inquérito policial.
“Em relação à perícia, já foram feitos os exames locais, e faremos uma análise mais detalhada no ônibus, o que vai demandar um tempo”, afirmou o chefe da Polícia Científica de Pernambuco, Wagner Diniz, em coletiva de imprensa.