Brasil

Onda de frio avança pelo Brasil com risco de geada, neve e temperaturas negativas; veja previsão

Previsão para os primeiros dias aponta uma sequência de eventos climáticos expressivos

 ( Cris Faga/NurPhoto via Getty Images)

( Cris Faga/NurPhoto via Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 21 de junho de 2025 às 12h25.

O inverno de 2025, que começou às 23h42 da sexta-feira, 20, já apresenta os primeiros sinais de uma estação mais próxima do comportamento típico: frio intenso, chuvas e até risco de neve.

A previsão para os primeiros dias aponta uma sequência de eventos climáticos expressivos, com destaque para uma frente fria que avança pelo país e derruba as temperaturas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Na segunda-feira, 23, uma nova frente fria deve atuar sobre áreas do Sul do Brasil. O sistema provocará chuvas no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, sul do Mato Grosso do Sul e na faixa sul de São Paulo.

Em alguns pontos, especialmente entre o norte gaúcho e o norte do Paraná, não se descarta a ocorrência de chuvas fortes e localizadas. Além da precipitação, o sistema trará uma forte queda de temperatura, com efeitos sentidos já pela manhã em parte da Região Sul e no Mato Grosso do Sul.

No decorrer do dia, o avanço do ar frio atingirá também o interior paulista, o sul do Rio de Janeiro, o sudoeste do Mato Grosso e até áreas do sul de Rondônia e Acre, configurando o quarto episódio de friagem do ano. A condição é típica do inverno amazônico, quando massas polares avançam com força pela região Norte.

Risco de neve e geadas amplas

Com o frio intenso e a umidade disponível, há expectativa para neve localizada nas serras gaúcha e catarinense na noite de segunda-feira, 23. As condições atmosféricas serão propícias para o fenômeno, embora de forma pontual.

Na terça-feira, 24, o frio se intensifica. Durante a madrugada e início da manhã, há previsão de geada ampla nos três estados do Sul, com intensidade variando de moderada a forte entre a Serra Gaúcha, Santa Catarina e o sul do Paraná. A geada também poderá ocorrer no sul do Mato Grosso do Sul e no sudoeste e sul de São Paulo.

A condição de geada deve persistir na quarta-feira, 25, nas mesmas regiões. Já a queda de temperatura será sentida em áreas mais ao norte, incluindo o sul de Goiás, Triângulo Mineiro, Zona da Mata e sul de Minas Gerais, além de todo o estado do Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo.

Apesar da continuidade do frio e da presença de geada fraca a moderada no Sul, a partir de quarta-feira a massa de ar polar começa a perder força gradualmente. Ainda assim, o impacto das temperaturas deve ser sentido em boa parte do país até o fim da semana.

Segundo os meteorologistas, a neutralidade climática no Oceano Pacífico contribui para esse cenário típico de inverno. A ausência de fenômenos como El Niño e La Niña favorece a circulação de frentes frias com maior frequência e intensidade.

Acompanhe tudo sobre:Previsão do tempoFrioNeveModa inverno

Mais de Brasil

Revalida divulga resultado de recursos para atendimento especializado

Com segurança reforçada, Alexandre de Moraes recebe homenagem no Tribunal de Contas de SP

Nova onda de frio terá ciclone e 'chuva congelada' no Brasil; veja quando começa

São Paulo terá chuva, rajadas de vento e temperatura de 6 ºC; Defesa Civil emite alerta