Brasil

O que acontece no Metrô de SP durante a madrugada

EXAME.com foi acompanhar de perto o que acontece depois que as catracas do Metrô são desligadas; veja o vídeo

Lava rápido: 8000 litros de água de reuso e 2 litros de shampoo são necessários para a lavagem de um trem (Fabio Teixeira/EXAME.com)

Lava rápido: 8000 litros de água de reuso e 2 litros de shampoo são necessários para a lavagem de um trem (Fabio Teixeira/EXAME.com)

Rita Azevedo

Rita Azevedo

Publicado em 8 de julho de 2016 às 11h43.

Última atualização em 1 de fevereiro de 2017 às 15h03.

São Paulo — Cerca de 4 milhões de pessoas circulam diariamente nas linhas do Metrô de São Paulo. O vaivém de gente começa lá pelas 04h40 da manhã, quando os primeiros trens começam a operar, e segue até à meia-noite, quando as estações são fechadas.

O movimento, no entanto, não cessa com a chegada da madrugada. Depois que as catracas são desligadas, pouco mais de 1200 funcionários entram em cena para fazer a manutenção dos 69,4 km de vias ou para a limpeza e lavagem dos 110 trens que transportam o equivalente a um terço da população da cidade.

EXAME.com foi acompanhar de perto o trabalho dessas pessoas — dos que fazem a ultrassonografia dos trilhos até quem coordena um lava-rápido gigante.

 

Esta reportagem faz parte da série "Bastidores do Brasil", de EXAME.com

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas estataisEstatais brasileirasMetrô de São Paulomobilidade-urbanaTransporte públicoTransportestransportes-no-brasil

Mais de Brasil

Não é só Bolsonaro: 13,5% das prisões do Brasil são domiciliares com uso de tornozeleira eletrônica

Quais são as 10 cidades mais violentas do Brasil? Veja ranking

Quais são as 10 estados mais violentos do Brasil? Veja ranking

'Se ele estiver trucando, vai tomar um seis', diz Lula sobre tarifa de Trump