Brasil

Novo equipamento para monitorar trânsito chama atenção de motoristas

Radares com estrutura de pirâmide fiscalizam furtos e evitam complicações no fluxo de carros

Radar em forma de pirâmide chama atenção de motoristas em estradas e ruas

Radar em forma de pirâmide chama atenção de motoristas em estradas e ruas

Publicado em 18 de abril de 2025 às 17h10.

Encontrados na rodovia Ayrton Senna e Marginal Tietê, os novos modelos de radar chamaram atenção de motoristas que passaram pelas vias. Os novos equipamentos podem ser hastes com o radas no topo ou petálas metálicas em baixo do aparelho.

Para a UOL, a empresa Fotovoltec, responsável pela inovação, explica que as pirâmides foram criadas para prevenir furtos.

Elas não foram anexadas apenas aos radares, mas também em painéis solares e gabinetes para máquinas e circuitos eletrônicos. Isso porque, devido a sua composição repleta de placas eletrônicas com metais, como prata, chumbo, estanho, platina, níquel, ouro e paládio, os radares se tornam itens caros e costumam custar mais de R$ 100 mil.

As estruturas piramidais são ocas e podem ser abertas com uma chave do operador. O sistema de pétalas tem a mesma função de evitar furto dos radares, mas são projetos mais novos e simples que os outros modelos.

As pirâmides da Ayrton Senna estão em funcionamento desde 2021 e os "chapéus de chinês", como a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) apelidou o modelo da Marginal Tietê, estão em operação desde 2024.

Prejuízo dos furtos no trânsito

Um dado da SP Regula para UOL apontou que entre novembro de 2023 e outubro de 2024, foram 3.074 furtos de cabos semafóricos, totalizando 228,7 km de fios roubados.

A CET explicou para o veículo que a instalação de novos cabos após um furto leva em média 12 horas. Durante esse período, além do impacto da sinalização inoperante, o trânsito também é prejudicado pelo fluxo da equipe que fica no local para resolver o problema.

Acompanhe tudo sobre:TrânsitoCidadesEstradasSão Paulo capitalPrefeiturasExploração de rodovias

Mais de Brasil

Anvisa suspende diurético bastante usado em hospitais após suspeita de presença de caco de vidro

Após alta, Bolsonaro pede ao STF para receber quatro aliados

Com PEC da Blindagem e anistia no foco, isenção do IR fica em segundo plano na Câmara

PEC da Blindagem: Câmara aprova volta do voto secreto para dar aval a processos contra parlamentares