Brasil

Mais de 70 milhões dizem comprar produtos piratas

Percentual de pessoas que compram produtos piratas aumentou 6% em quatro anos; consumo de DVDs ilegais disparou no período

O país registrou queda na venda de CDs piratas, mas o consumo de DVDs aumentou  (VEJA)

O país registrou queda na venda de CDs piratas, mas o consumo de DVDs aumentou (VEJA)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de novembro de 2010 às 12h32.

O porcentual de brasileiros que consomem produtos piratas aumentou nos últimos cinco anos, segundo mostra pesquisa divulgada hoje pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ). De acordo com os dados, mais de 70 milhões de brasileiros consomem produtos piratas.

A pesquisa mostra que, em 2006, 42% dos entrevistados compraram alguma mercadoria falsificada. Em 2010, esse porcentual foi de 48%. "Há alguns anos consideramos a pirataria como uma epidemia que vem se espalhando por esse Estado e pelo País", disse o presidente da Fecomércio-RJ, Orlando Diniz.

Segundo a pesquisa, o porcentual de brasileiros consumidores de CDs ilegais caiu de 86% para 79% entre 2006 e 2010. Por outro lado, subiu de 35% para 77% o porcentual de consumidores de DVDs piratas.

"O aumento do poder aquisitivo das classes de renda mais baixa favoreceu o aumento de consumo de produtos informais, mas também informais", explica o economista da instituição, João Gomes.

Segundo ele, o preço é o principal motivo apontado pelos consumidores para a compra de produtos piratas. "O consumo é sem consciência. O consumidor não percebe consequências nocivas na compra desses produtos", disse.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaConsumoDados de BrasilInformalidade

Mais de Brasil

Brasil aposta em experiências 'reais e com alma' para atrair visitantes estrangeiros

Cármen Lúcia cobra explicações do governo após relato de caso de racismo envolvendo ministra do TSE

Com bebê reborn no colo, deputado diz que ter boneca 'não é pecado'

PL que legaliza cassinos, bingos e jogo do bicho deve ser votado até junho, diz relator