Brasil

MP quer suspensão das obras do Metrô no Rio

O primeiro aspecto ressaltado pela ação diz respeito ao trecho Jardim Oceânico - Zona Sul, cujo projeto é diferente do licenciado

Passageiros foram obrigados a descer na Estação Estácio, atravessar a passarela e embarcar em outro trem na Estação Cidade Nova (Wikimedia Commons)

Passageiros foram obrigados a descer na Estação Estácio, atravessar a passarela e embarcar em outro trem na Estação Cidade Nova (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de novembro de 2011 às 18h30.

São Paulo - O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) propôs à Justiça a suspensão das obras da Linha 4 do Metrô até que seja concluído todo o processo de licenciamento ambiental. A ação civil pública tem o apoio de 18 associações de moradores. Subscrita pelo promotor Carlos Frederico Saturnino, titular da 1ª Promotoria de Tutela Coletiva do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural da Capital, a ação aponta as ilegalidades no licenciamento do projeto, que teve metade do traçado original descaracterizado.

São alvo da ação Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Companhia de Transportes sobre Trilhos do Estado do Rio de Janeiro (Riotrilhos), o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), a Concessionária Rio-Barra S/A e a CBPO Engenharia Ltda. O objetivo da ação é fazer com que os citados apresentem o projeto completo da Linha 4 à sociedade, entre outros pedidos.

O traçado original da Linha 4 do Metrô, já licitado, licenciado e aprovado pela população, previa a ligação da Barra da Tijuca à Linha 1 por meio das seguintes estações: Jardim Oceânico - São Conrado - Gávea - Jóquei (Jardim Botânico) - Humaitá - Morro de São João (Botafogo). No entanto, o projeto em execução prevê a configuração Jardim Oceânico - São Conrado - Antero de Quental - Jardim de Alah - Praça da Paz - General Osório 2.

O primeiro aspecto ressaltado pela ação diz respeito ao trecho Jardim Oceânico - Zona Sul, cujo projeto é diferente do licenciado. Segundo o promotor, a mudança afronta as normas ambientais e constitucionais.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasSetor de transporteEstatais brasileirasEmpresas estataisTransporte e logísticaRio de Janeirocidades-brasileirasMetrópoles globaismobilidade-urbanatransportes-no-brasilTransporte públicoMetrô de São Paulo

Mais de Brasil

Ibama aprova simulação da Petrobras na Margem Equatorial, último passo para licença de exploração

Lula diz que reunião com Trump ocorrerá 'o mais rápido possível e vai correr bem'

Lula chama PEC da Blindagem de 'equívoco histórico' e diz que arquivamento era 'previsível'

Governo retira urgência do licenciamento ambiental, após acordo para votar IR na semana que vem