Brasil

Metrô de São Paulo ganha dez bicicletários amanhã

Dez estações de Metrô da capital paulista passam a contar com bicicletários a partir de sexta-feira, 5

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2013 às 18h44.

São Paulo - Dez estações de Metrô da capital paulista passam a contar com bicicletários a partir desta sexta-feira, 5. Os usuários poderão estacionar ou alugar bicicletas nas estações Brás, Carrão, Corinthians-Itaquera, Guilhermina-Esperança, Liberdade, Paraíso, Sé, Santa Cecília, Tamanduateí e Vila Madalena.

Segundo informações do Metrô, inicialmente serão ofertadas, em cada uma das estações, dez vagas para estacionamento e dez bicicletas para locação, no mínimo. Para estacionar, o ciclista pode usar o serviço gratuitamente por um período de 12 horas.

Depois disso, cada hora passa a custar R$ 2. Já o empréstimo de bicicletas sai de graça apenas por uma hora e, para quem usar por mais tempo, o valor também é de R$ 2/hora.

No último dia 10, os únicos três bicicletários existentes nas estações de São Paulo haviam sido fechados em definitivo. Desses, apenas o da parada Guilhermina-Esperança volta a funcionar nesta sexta. Os outros dois, que ficavam no Anhangabaú e na Palmeiras-Barra Funda, param de operar.

Na avaliação do arquiteto e consultor de projetos cicloviários da Associação Brasileira da Indústria, Comércio, Importação e Exportação de Bicicletas, Peças e Acessórios (Abradibi), Antônio Miranda, a abertura dos bicicletários incentiva o uso do meio de transporte na cidade. "Melhorar essa infraestrutura é essencial. Somente essa medida (dos bicicletários) poderia acrescer 5% a mais de usuários de imediato", acredita.

Cerca de 4 milhões de pessoas usam bicicletas na Grande São Paulo, segundo Miranda. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), na cidade o total de vias destinadas a circulação cicloviária soma pouco mais de 245km - sendo que mais de 120 km são de ciclovias operacionais de lazer (com funcionamento apenas nos domingos e feriados).

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEstatais brasileirasEmpresas estataiscidades-brasileirasMetrópoles globaisSão Paulo capitalmobilidade-urbanatransportes-no-brasilTransporte públicoBicicletasMetrô de São Paulo

Mais de Brasil

Lula diz que PL Antifacção aprovado na Câmara 'enfraquece combate ao crime'

COP30 antecipará em 30 anos obras de infraestrutura em Belém, diz Hélder

Lula terá seis reuniões multilaterais para acelerar negociações na COP30

Vai chover no feriado em SP? Confira a previsão