Brasil

Mantega diz que IPCA mais alto em janeiro era esperado

"Janeiro costuma ter pressão de transporte e educação", afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega: alta na inflação já era esperada (Elza Fiuza/ABr)

O ministro da Fazenda, Guido Mantega: alta na inflação já era esperada (Elza Fiuza/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de fevereiro de 2011 às 10h24.

Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avaliou hoje que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais alto em janeiro já era esperado. Ele também previu um arrefecimento da inflação nas próximas divulgações do indicador. Segundo ele, o resultado de janeiro se deve à volta da inflação das commodities (matérias-primas), que está forte no mundo todo, e à pressão sazonal do mês. "Janeiro costuma ter pressão de transporte e educação", afirmou Mantega.

"Em todo janeiro, vocês podem olhar, têm isso", disse o ministro destacando que "essas duas coisas" é que deram o 0,80 e poucos ao IPCA, um número parecido com janeiro do ano passado". Para o ministro, esse não é um problema para o Brasil, pois a pressão de transporte e educação tende a regredir a partir de fevereiro. "Mesmo commodities, eu acredito que elas vão ter uma trajetória decrescente ou estável nos próximos meses. Isso significa que a tendência é de arrefecimento da inflação", observou.

"Não digo fevereiro, pois ainda há pressão de transporte. Mas, a partir de março e abril, vocês verão essa pressão diminuindo", completou. Na manhã de hoje, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a inflação medida pelo IPCA fechou janeiro em 0,83%, o que indica uma aceleração da alta de preços ante a taxa de 0,63% de dezembro. Os grupos de Alimentos e Bebidas e o de Transportes contribuíram com 0,56 ponto porcentual para o índice, o que equivale a 67% do IPCA no mês passado.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrescimento econômicoDados de BrasilDesenvolvimento econômicoInflação

Mais de Brasil

Licença de Eduardo Bolsonaro termina neste domingo; veja o que pode acontecer

Eduardo aumenta condutas ilícitas após tornozeleira em Bolsonaro, diz Moraes

AGU pede que STF investigue ação suspeita antes de tarifaço no inquérito contra Eduardo Bolsonaro

Incêndio em Barueri, na Grande São Paulo, atinge galpões comerciais