Brasil

Manifestantes pediram volta da monarquia em protestos

Grupos defensores da volta da monarquia distribuíram por Copacabana panfletos enaltecendo o Segundo Reinado, de D. Pedro II


	Protestos: grupos defensores da volta da monarquia distribuíram por Copacabana panfletos enaltecendo o Segundo Reinado, de D. Pedro II
 (Ricardo Moraes/Reuters)

Protestos: grupos defensores da volta da monarquia distribuíram por Copacabana panfletos enaltecendo o Segundo Reinado, de D. Pedro II (Ricardo Moraes/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de março de 2016 às 13h39.

Rio de Janeiro - Manifestantes aproveitaram o protesto deste domingo, 13, no Rio para pedir a volta da família real.

O herdeiro Dom Antônio João de Orleans e Bragança, terceiro na linha sucessória da família real deposta em 1889, segundo o site do Círculo Monárquico Brasileiro, participou do ato em Copacabana, no Rio.

Grupos defensores da volta da monarquia distribuíram por Copacabana panfletos enaltecendo o Segundo Reinado, de D. Pedro II.

O panfleto traz uma tabela comparativa, a qual diz que, no Segundo Reinado, houve estabilidade econômica, a média da inflação teria sido de 1,58% ao ano e o Brasil era a "quarta economia do mundo".

Já no período da República, segundo o panfleto, a instabilidade econômica é uma marca, com inflação de "10% ao ano já no primeiro ano" e várias moedas.

O texto recomenda acesso à página no Facebook intitulada Movimento de Restauração da Monarquia no Brasil.

O panfleto, que defende uma monarquia parlamentarista, com governo liderado por primeiro-ministro, ainda traz perguntas e respostas e destaca que alguns dos países mais desenvolvidos do mundo, como Noruega, Dinamarca e Holanda, são monarquias.

No plebiscito de 1993, após o impeachment do ex-presidente Fernando Collor, em 1992, o tema veio à tona, com a possibilidade do regime político voltar a ser a monarquia. Nas urnas, o país decidiu pelo presidencialismo.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilProtestosRio de Janeirocidades-brasileirasMetrópoles globais

Mais de Brasil

'As únicas vítimas foram os policiais', diz Castro sobre megaoperação

'Governador deveria nos ajudar', diz Haddad sobre combate ao crime

Após megaoperação, moradores levam corpos para praça no Rio

Entenda a crise do Rio de Janeiro em quatro pontos