Brasil

Maioria da Câmara diz que chances de governo Lula aprovar projetos são baixas, diz Genial/Quaest

Mesmo com avanço em agendas parlamentares e ministros mais acessíveis, maioria do Congresso vê baixa chance de aprovação de projetos do governo

Presidente Lula: popularidade do Governo no Congresso cai e 57% dos deputados acreditam que sejam baixas as chances de aprovações das agendas da presidência. (Ricardo Stuckert / PR/Divulgação)

Presidente Lula: popularidade do Governo no Congresso cai e 57% dos deputados acreditam que sejam baixas as chances de aprovações das agendas da presidência. (Ricardo Stuckert / PR/Divulgação)

Estela Marconi
Estela Marconi

Freelancer

Publicado em 2 de julho de 2025 às 07h01.

Última atualização em 2 de julho de 2025 às 09h15.

A popularidade do governo Lula no Centrão caiu, segundo a mais recente pesquisa da Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira, 2. Para 57% dos parlamentares, as chances de aprovação de projetos da presidência são baixas dentro da Casa. 

A pesquisa, intitulada de "O que pensam os deputados federais", mostrou que os parlamentares que se consideram de Centro ou ‘independente’ não estão mais tão satisfeitos com a relação do presidente Lula com o Congresso Nacional

No âmbito geral, a avaliação negativa subiu de 47% para 51%. Ao todo, 203 deputados foram ouvidos pela agência, representando 40% do total na Câmara Legislativa, entre os dias 7 de maio e 30 de junho. A margem de erro, segundo o relatório, é de 4,5 pontos percentuais. 

Mesmo com o resultado insatisfatório para a gestão petista, a pesquisa mostrou que 84% dos parlamentares já foram recebidos por algum ministro, registrando um aumento de 7% em comparação a 2024. Entre eles, 43% relataram terem tido seus pedidos atendidos pelo Governo Federal. 

Dentro das agendas do governo Lula, a elevação da faixa de isenção do IR para R$ 5.000 é a mais popular, sendo aprovada por 88% dos deputados federais na pesquisa, enquanto as pautas menos aceitas estão o fim da escala 6x1 e a exclusão das verbas do Judiciário do limite de gastos, ambas com 70% de reprovação. 

Acompanhe tudo sobre:PesquisaGoverno LulaBrasilCongresso

Mais de Brasil

Câmara aprova projeto que altera regra de progressão de pena para condenados por crime hediondo

Governo apresenta ao STF plano para ressarcir aposentados que tiveram descontos indevidos

Castração química para estupradores: projeto avança na Câmara; entenda proposta

São Paulo e Rio de Janeiro registram a tarde mais fria do ano nesta quarta-feira