Repórter
Publicado em 9 de outubro de 2025 às 08h16.
Última atualização em 9 de outubro de 2025 às 08h54.
Marco Rubio, secretário de Estado dos Estados Unidos, ligou para Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores do Brasil, para discutir as relações entre os dois países nesta quarta-feira, 8.
A informação foi confirmada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante uma entrevista à rádio Piatã FM na manhã desta quinta-feira, 9.
Lula também citou a conversa por telefone que teve com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no início da semana.
"Fiquei surpreso pelo resultado da conversa", disse o presidente. "No telefonema havia uma expectativa de que ia ter muita discussão. Ele me ligou da forma mais gentil que um ser humano pode lidar com o outro".
Na conversa, Lula disse ao republicano que era necessário que os dois se tratassem sem "liturgias".
"Nós somos dois senhores de 80 anos, presidimos as duas maiores democracias do ocidente, nós precisamos passar para o resto do mundo cordialidade, harmonia, e não discórdia e briga", afirmou durante o telefonema.
O presidente da República ainda disse que as negociações entre Rúbio e Vieira devem começar a acontecer.
"Agora começa um outro momento", disse Lula.
"Nós queremos manter uma relação boa, civilizada, democrática, respeitosa e sem abrir mão do nosso conceito de democracia e da nossa soberania", completou o presidente.