Brasil

Luiz Marinho é oficializado como candidato petista ao governo de SP

Ex-prefeito de São Bernardo do Campo e presidente estadual do PT se firmou como pré-candidato ao governo ao derrotar o ex-prefeito de Guarulhos

Luiz Marinho: ex-prefeito de São Bernardo do Campo e presidente estadual do PT se firmou como pré-candidato petista ao governo (Partido dos Trabalhadores/Divulgação)

Luiz Marinho: ex-prefeito de São Bernardo do Campo e presidente estadual do PT se firmou como pré-candidato petista ao governo (Partido dos Trabalhadores/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 26 de março de 2018 às 08h54.

Última atualização em 26 de março de 2018 às 08h58.

Em clima de defesa do ex-presidente Lula, o diretório estadual do PT em São Paulo definiu sua chapa paulista para as eleições. O ex-prefeito de São Bernardo do Campo e presidente estadual do PT, Luiz Marinho, se firmou como pré-candidato petista ao governo ao derrotar o ex-prefeito de Guarulhos Elói Pietá por 660 votos (79%) contra 175 (21%). O quórum foi menor do que os de 1.200 delegados esperados inicialmente.

O vereador Eduardo Suplicy foi aclamado candidato a uma das duas vagas do partido para disputa no Senado. A segunda será usada para fechar aliança com outra sigla. Se não houver composição que exija a vaga, Jilmar Tatto, ex-secretário municipal de Transportes, entra na disputa. Ele derrotou a vereadora Juliana Cardoso, com 489 votos (58%) contra 350 (42%).

Palavras de ordem em favor de Lula permearam o evento. Marinho falou da "defesa intransigente de Lula livre" e convocou a militância a protestar no dia 3 de abril, véspera do julgamento do mérito do habeas corpus impetrado pela defesa do petista no Supremo Tribunal Federal. No dia 2, haverá manifestações no Rio e, no dia 4, em Brasília.

O PT de São Paulo ainda não se coligou a outra sigla. Se não fechar alianças, calcula que terá pouco mais de um minuto do tempo de TV dedicado às campanhas.

 

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2018Estado de São PauloPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

INSS recebe 1,84 milhão de pedidos de devolução de descontos em uma semana

Marina Silva diz ter 'total discordância' com propostas que flexibilizam regras ambientais

Senador petista diz que 'não cogita' retirar apoio à CPI do INSS: 'Consciência muito tranquila'

Alcolumbre confirma sessão do Congresso e leitura de requerimento para instalação da CPI do INSS