Brasil

Livro fala sobre compra de votos na era FHC

"O Príncipe da Privataria" fala sobre a suposta compra de votos no Congresso Nacional para aprovar a emenda que permitiu a reeleição do tucano


	Fernando Henrique Cardoso: FHC não quis comentar o livro
 (Germano Luders/EXAME)

Fernando Henrique Cardoso: FHC não quis comentar o livro (Germano Luders/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 09h42.

São Paulo - Lançado no fim de semana pelo jornalista Palmério Dória, o livro O Príncipe da Privataria trata de um dos episódios mais polêmicos da era FHC - a acusação de que o então presidente Fernando Henrique e seus auxiliares, especialmente Sergio Motta e Luiz Eduardo Magalhães, patrocinaram, em 1997, a compra de votos no Congresso Nacional para aprovar a emenda que permitiu a sua reeleição.

Em 368 páginas, o livro retoma acusações feitas em A Privataria Tucana, de 2011. Critica as privatizações e aborda o episódio do "filho" de FHC com a jornalista Miriam Dutra - filho que FHC aceitou e do qual descobriu, depois, com exames de DNA, não ser pai. Palmério diz, também, que o governo FHC planejava vender a Petrobras e o Banco do Brasil.

Em dois capítulos, entra em cena o famoso "Senhor X", o empresário Narciso Mendes, que em 1997 era deputado pelo PP do Acre e teria feito dezenas de gravações das conversas sobre a compra dos votos para a reeleição. Mendes admite ser o autor das denúncias e comenta as pressões, na época, para que uma CPI sobre o assunto não prosperasse no Congresso.

FHC não quis comentar o livro. Mas ele já havia abordado o assunto em A Arte da Política, em 2006, no capítulo "A absurda acusação de ‘compra de votos’", no qual já cita Mendes pelo nome. O ex-presidente argumentava, então, que a reeleição interessava a 27 governadores e milhares de prefeitos e afirma que, "se houve compra de votos, ela se deu no plano regional" e o governo delas não participou. FHC também afirma que Mendes estava em apuros e tinha uma "pendência de milhões" com a Receita Federal.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilLivrosCorrupçãoEscândalosFraudesFernando Henrique Cardoso

Mais de Brasil

Paraná tem maior redução de homicídios dolosos desde 2007

PEC da Segurança deve ser votada em dezembro por comissão, diz Motta

Provas anteriores do Enem: onde baixar e como usá-las para uma revisão eficaz

Governo poderá mirar no piso da meta fiscal após ajuda do Congresso