Brasil

Líder do PL diz que estuda 'soluções' legislativas para Eduardo Bolsonaro concluir mandato dos EUA

Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) afirma que partido quer que o deputado permaneça no cargo e participe remotamente das sessões

A declaração ocorre em meio a críticas internas à permanência de Eduardo fora do país (Agência Câmara/Agência Câmara)

A declaração ocorre em meio a críticas internas à permanência de Eduardo fora do país (Agência Câmara/Agência Câmara)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 21 de julho de 2025 às 12h37.

Após o fim da licença do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante, afirmou nesta segunda-feira, 21, que o objetivo do partido é mantê-lo no cargo até o fim da legislatura, mesmo com o parlamentar residindo no exterior.

"Até o dia 4 [de agosto], não há faltas por conta do recesso. Depois disso, ele pode se ausentar. Estamos buscando soluções para que ele continue exercendo o mandato até o final", disse Sóstenes.

A declaração ocorre em meio a críticas internas à permanência de Eduardo fora do país, especialmente após o tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Sóstenes minimizou os atritos recentes e defendeu o deputado:

"Teve ruído, sim. Ele e o governador Tarcísio [de Freitas, de São Paulo] se estranharam, mas isso já está superado. Zero estresse. Estamos solidários e gratos pelo trabalho que ele tem desempenhado".

O tarifaço não foi ele que pediu, foi uma decisão de Trump. O que ele solicitou foi a suspensão dos vistos e outras medidas que agora começam a aparecer", afirmou o líder.

Mesmo durante o recesso parlamentar, a bancada do PL se reúne nesta segunda-feira para discutir as medidas cautelares impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que passou a usar tornozeleira eletrônica na semana passada por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Eduardo deve participar do encontro por videoconferência.

Ao fim do dia, está prevista a ida de Bolsonaro ao Congresso, onde ele deve falar com a imprensa em uma coletiva.

Acompanhe tudo sobre:PL — Partido LiberalJair BolsonaroEduardo BolsonaroCâmara dos Deputados

Mais de Brasil

Paraná tem maior redução de homicídios dolosos desde 2007

PEC da Segurança deve ser votada em dezembro por comissão, diz Motta

Provas anteriores do Enem: onde baixar e como usá-las para uma revisão eficaz

Governo poderá mirar no piso da meta fiscal após ajuda do Congresso