Brasil

Justiça do DF obriga marido de paciente com coronavírus a fazer exame

O homem, que acompanha a esposa infectada e relatou ter tido sintomas da doença, se recusa a fazer o teste para a Covid-19

Coronavírus: paciente está internada desde o dia 6 de março em estado grave (Adriano Machado/Reuters)

Coronavírus: paciente está internada desde o dia 6 de março em estado grave (Adriano Machado/Reuters)

CC

Clara Cerioni

Publicado em 10 de março de 2020 às 18h07.

Última atualização em 10 de março de 2020 às 18h08.

São Paulo — A Justiça do Distrito Federal e Territórios determinou na manhã desta terça-feira, 10, que o marido da única paciente que está com coronavírus (Covid-19) no estado seja obrigado a se submeter a exames para confirmar se está ou não com a doença.

Ele acompanha a esposa, que está internada no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), em Brasília, desde o dia 6 de março e havia se recusado a fazer o teste e, até mesmo, em se manter isolado.

A juíza Raquel Barbosa do tribunal de Justiça do estado determinou que o homem passe por exames compulsoriamente e permaneça em isolamento domiciliar. Caso ele se recuse a cumprir a determinação, a multa será de 5.000 reais.

"Ao Estado incumbe adotar providências no sentido de preservar não apenas a saúde e integridade do próprio requerido, mas de toda a coletividade que pode ser exposta indevidamente à contaminação por um vírus de transmissibilidade e letalidade notórias", disse a magistrada no despacho.

A ação foi ajuizada pelo Distrito Federal, em caráter de urgênci, porque, além do contato com a paciente, que está em estado grave, o homem também relatou ter sentido sintomas da doença.

Segundo boletim da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a mulher segue internada em isolamento na UTI em estado "grave, instável, com suporte ventilatório e hemodinâmico". A paciente apresenta síndrome respiratória aguda severa, com piora do quadro respiratório, apresentando ainda um pico febril.

No Brasil, o número de infectados pela doença subiu para 34, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde na tarde desta terça-feira, 10. No último balanço, eram 25 casos. O total de suspeitos caiu de 930 para 893.

Acompanhe tudo sobre:Justiçadistrito-federalCoronavírus

Mais de Brasil

STF julga lei que amplia cobertura de planos de saúde para procedimentos fora do rol da ANS

Saiba quem são os 25 parlamentares autores das emendas Pix na mira de Dino

Entenda os problemas de saúde que fizeram Bolsonaro ser hospitalizado novamente

Lula sanciona projeto contra adultização de crianças nas redes nesta quarta; veja o que diz o texto