Brasil

Joaquim Levy vai deixar o Ministério da Fazenda, diz jornal

Joaquim Levy: o ministro permanecerá na posição até que o governo encontre um substituto e que a situação política do país se estabilize


	Joaquim Levy: o ministro permanecerá na posição até que o governo encontre um substituto e que a situação política do país se estabilize
 (REUTERS/Guadalupe Pardo)

Joaquim Levy: o ministro permanecerá na posição até que o governo encontre um substituto e que a situação política do país se estabilize (REUTERS/Guadalupe Pardo)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de dezembro de 2015 às 06h50.

São Paulo - O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, acertou a saída do cargo com a presidente Dilma há alguns dias, de acordo com informações publicadas pelo jornal Valor Econômico nesta quarta.

Segundo a reportagem, o ministro permanecerá na posição até que o governo encontre um substituto e que a situação política do país se estabilize. Ainda de acordo com o jornal, o Planalto pediu que Levy faça uma transição "suave e discreta" para não abalar o mercado financeiro.

A especulação sobre a saída do ministro começou com o boato de que sua permanência no cargo estava condicionada à meta de 0,7% do PIB de superávit primário para 2016.

Ontem, Dilma contrariou Levy e tomou a decisão de colocar a meta fiscal entre zero e 0,5% do PIB

Para alcançar a meta proposta de 0,7%, defendida pelo ministro, o relator do Orçamento de 2016, deputado Ricardo Barros (PP-PR), propôs cortar R$ 10 bilhões do programa Bolsa Família.

O ministro Joaquim Levy considerou, ontem, a redução inconveniente.

"Acho um equívoco essa mistura de meta com o Bolsa Família; obviamente não fica de pé. A meta é a meta, e o Bolsa Família é o Bolsa Família. Ninguém vai querer se esconder atrás do Bolsa Família para não tomar as medidas necessárias para o Brasil ir no rumo correto", afirmou o ministro.

Texto atualizado às 07h40

Acompanhe tudo sobre:PolíticaJoaquim LevyMinistério da Fazenda

Mais de Brasil

Tarifa do ônibus faz brasileiros deixarem de visitar parentes, ir a consultas e até procurar emprego

Conselho de Ética avalia abertura de processo contra Eduardo Bolsonaro

Relator afirma que votação de PL da anistia pode ser adiada diante de impasse sobre texto

Moraes suspende lei sancionada pelo governo de SP que regulamentava mototáxi