Brasil

Isenção do IR para quem ganha R$ 5 mil tem apoio de 88% dos deputados, diz Genial/Quaest

Deputados defendem elevação da isenção do IR, enquanto 64% do Congresso acredita que o governo está tomando um rumo errado em relação à economia

Presidente Lula: pautas como o aumento de isenção do IR e exploração de petróleo na Amazônia têm maioria do Congresso a favor. (Ricardo Stuckert / PR/Flickr)

Presidente Lula: pautas como o aumento de isenção do IR e exploração de petróleo na Amazônia têm maioria do Congresso a favor. (Ricardo Stuckert / PR/Flickr)

Estela Marconi
Estela Marconi

Freelancer

Publicado em 2 de julho de 2025 às 07h01.

Última atualização em 2 de julho de 2025 às 08h01.

Na terceira edição da pesquisa “O que pensam os deputados”, da Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira, 2, 88% do Congresso respondeu apoiar a aprovação da pauta que prevê o aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda para R$ 5.000.

Por outro lado, as duas propostas com maior oposição foram o fim da escala 6x1 e a exclusão das verbas do Judiciário do limite de gastos, ambas com 70% de reprovação.

Além disso, outras pautas, como a exploração de petróleo na Amazônia e o aumento das penas para roubos, seguem com aprovação de 83% e 76% dos parlamentares, respectivamente.

A pesquisa também mostrou que 57% da Casa Legislativa acredita que as agendas do governo Lula no Congresso não devem ser aprovadas, mesmo diante do aumento da interlocução entre ministros e deputados e da maior taxa de atendimento a pedidos específicos dos parlamentares.

Em relação à economia, 64% da Casa afirma que o Governo Federal está tomando o rumo errado, o que representa um aumento de 9 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, realizada em maio de 2024. Já os que estão satisfeitos com o setor somam 28%, ante 40% no último relatório — uma diminuição expressiva de 12 pontos percentuais.

O relatório contou com a participação de 203 deputados federais, representando cerca de 40% do Congresso.

Acompanhe tudo sobre:BrasilCongressoPesquisa

Mais de Brasil

Câmara aprova projeto que altera regra de progressão de pena para condenados por crime hediondo

Governo apresenta ao STF plano para ressarcir aposentados que tiveram descontos indevidos

Castração química para estupradores: projeto avança na Câmara; entenda proposta

São Paulo e Rio de Janeiro registram a tarde mais fria do ano nesta quarta-feira