Brasil

Inscrições para o Enem terminam amanhã

A inscrição deve ser feita pela internet, no portal do ENEM. As provas serão realizadas nos dias 24 e 25 de outubro


	Enem: expectativa do MEC é de 9 milhões de candidatos neste ano
 (Arquivo/Agência Brasil)

Enem: expectativa do MEC é de 9 milhões de candidatos neste ano (Arquivo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de junho de 2015 às 13h19.

São Paulo -- As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terminam nesta sexta-feira, 05, e até o momento a adesão está aquém do esperado pelo Ministério da Educação (MEC).

Segundo o último balanço divulgado pela pasta, até ontem 5,1 milhões de estudantes se inscreveram. A expectativa do MEC é de 9 milhões de candidatos neste ano. O procedimento é feito pela internet, no portal enem.nep.gov.br. As provas serão realizadas no fim de semana de 24 e 25 de outubro.

São isentos da taxa de inscrição os concluintes do ensino médio em 2015 matriculados em escolas da rede pública e as pessoas que se declararem carentes. O restante dos participantes deve pagar a taxa de inscrição até as 21h59 do dia 10 de junho. Neste ano, a taxa subiu de R$ 35 para R$ 63.

A nota do Enem é usada como seleção de alunos de 115 instituições públicas de ensino. Também é critério para bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni), Financiamento Estudantil (Fies) e para participar do programa Ciência Sem Fronteiras (CsF). As vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) também são por meio de nota do Enem. Além disso, estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

Travestis

Uma das mudanças do Enem 2015 é a possibilidade dos candidatos que sejam travestis ou transexuais poderem usar o nome social. A inscrição deve ser feita normalmente.

Depois, entre 15 e 26 de junho, eles devem encaminhar, pela internet, cópia de documento de identificação, uma foto recente e o formulário preenchido. A possibilidade foi criada em 2014, porém era preciso solicitar o uso por telefone. No dia do exame, as pessoas deverão ser tratadas pelo nome que se identificam.

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoEducação no BrasilEnemMEC – Ministério da EducaçãoProuni

Mais de Brasil

Lula diz que Brasil busca diálogo sobre tarifaço, mas não aceitará imposições de Trump

Senado anuncia grupo que vai aos EUA tentar acordo bilateral contra tarifaço de Trump

Lula participa de congresso da UNE em Goiânia e homenageia estudantes que morreram em acidente