Brasil

Fachin é relator de interpelação do Rio contra ministro

Torquato afirmou que o governador Luiz Fernando Pezão e o secretário de Segurança Pública, Roberto Sá, não têm controle sobre a PM

Fachin: o governo do Rio entrou com interpelação junto ao STF pedindo para que o ministro esclareça as acusações (Rosinei Coutinho/SCO/STF/Agência Brasil)

Fachin: o governo do Rio entrou com interpelação junto ao STF pedindo para que o ministro esclareça as acusações (Rosinei Coutinho/SCO/STF/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 3 de novembro de 2017 às 20h12.

O ministro Luiz Edson Fachin foi sorteado relator da interpelação judicial do Estado do Rio contra o ministro da Justiça Torquato Jardim. O documento, assinado pelo procurador-geral do Estado, Leonardo Espíndola, questiona o chefe da pasta se ele tem provas de que políticos e comandantes de batalhão se associaram ao crime organizado.

Torquato afirmou que o governador Luiz Fernando Pezão e o secretário de Segurança Pública, Roberto Sá, não têm controle sobre a Polícia Militar.

Ambos rebateram a declaração. "Todo mundo sabe que o comando da PM no Rio é acertado com deputado estadual e o crime organizado", afirmou o ministro.

Em resposta, o governo entrou com interpelação junto ao Supremo Tribunal Federal pedindo para que o ministro esclareça as acusações.

O procurador-geral do Estado, Leonardo Espíndola, diz estar claro que "o interpelado verbalizou acusações sobre o cometimento de crimes por parte de agentes públicos estaduais a partir de informações oficiais de inteligência do Ministério da Justiça e que, por força desta interpelação, merecem ser esclarecidas e comprovadas".

"Em resumo, o Interpelado, de modo incomum afirma que o Governador do Rio de Janeiro, o Secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, o Chefe de Polícia, Comandantes da Polícia Militar e deputados estaduais cometem crimes ou são lenientes com o seu cometimento. Isto é por demais grave e reclama providências, sendo esta interpelação uma delas", afirma.

Acompanhe tudo sobre:Rio de JaneiroSupremo Tribunal Federal (STF)Ministério da Justiça e Segurança PúblicaEdson Fachin

Mais de Brasil

Oficial de Justiça tenta notificar Eduardo Bolsonaro, mas é informado que ele está nos EUA

Relator apresenta parecer pela rejeição da PEC da Blindagem em comissão do Senado

Governo de SP vai usar detentos do semiaberto para limpeza de ruas após fortes chuvas e vendaval

Governo dos EUA afirma que dois milhões de imigrantes ilegais já deixaram o país