Jaé: sistema de bilhetagem no Rio registra aumento de 142% nos embarques em uma semana. (Arquivo/Agência Brasil)
Agência de notícias
Publicado em 6 de agosto de 2025 às 07h08.
Somente na manhã desta terça-feira, segundo dia útil de operação exclusiva do sistema de bilhetagem digital Jaé nos transportes municipais, foram registrados, de 00h00 às 11h30, mais de 1,1 milhão de embarques com o novo sistema. O levantamento da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) mostra que no comparativo com o mesmo dia e período ocorreu um crescimento de 142% no volume de usuários. Na terça-feira anterior foram registrados 455 mil embarques no mesmo horário.
Já nesta segunda-feira, primeiro dia útil da operação exclusiva, o Jaé contabilizou 2,3 milhões de embarques ao longo do dia — um aumento de 136% em comparação com a segunda-feira anterior. A prefeitura informou que segue monitorando os dados em tempo real para fazer os ajustes necessários, garantir o pleno funcionamento do sistema e assegurar um atendimento de qualidade à população.
Pede também a quem ainda não se cadastrou para fazê-lo pelo aplicativo Jaé ou em um dos 18 postos de atendimento presencial espalhados pela cidade.
Idosos com 65 anos ou mais podem embarcar normalmente apresentando documento de identidade com foto, mesmo sem o cartão. Pelo aplicativo Jaé, o passageiro pode começar a usar o sistema imediatamente via QR Code.
A taxa de entrega do cartão em domicílio (R$ 7,95) é isenta para pessoas com 65 anos ou mais.
Horário de funcionamento dos postos:
De segunda a sábado, das 7h às 19h (exceto o posto do CASS, que funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h).
Super Postos:
Demais Postos: