Brasil

"Dilma encara o fantasma do impeachment", diz The Guardian

Congresso revolto, inflação subindo, escândalos de corrupção e protestos são alguns fatores elencados pelo jornal inglês como preocupantes para a presidente

A presidente Dilma Rousseff (Ueslei Marcelino/Reuters)

A presidente Dilma Rousseff (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de agosto de 2015 às 13h05.

Última atualização em 3 de agosto de 2017 às 15h20.

São Paulo – Texto de ontem do jornal inglês The Guardian elenca fatores preocupantes para a presidente Dilma Rousseff que caracterizam o “fantasma do impeachment”.

O jornal destaca a semana passada como “a mais dura de sua presidência”, por notícias como a ameaça de rebaixamento do país para o grau especulativo pelas agências de classificação de risco, mais prisões de indivíduos relacionados ao PT nas investigações da Operação Lava Jato e a divulgação da pesquisa Datafolha que a coloca como a mandante com aprovação mais baixa desde a redemocratização em 1985.

Junto a isso, são destacadas as taxas crescentes de inflação e a proximidade de novos protestos antigoverno.

Ainda a respeito da última semana, o jornal destaca a deserção do PDT e PTB da base aliada enquanto ela luta contra Eduardo Cunha, que está “abertamente conspirando” contra Dilma. “Apoiadores acreditam que ela é alvo de um golpe. Críticos argumentam que ela é vítima de seu próprio desgoverno”, diz o texto.

Apesar de dar destaque a todos os fatores críticos, o jornal lembra que ainda não há pretexto legal para um pedido de impeachment, apesar de opositores estarem procurando pretexto para tal dentro de violações nos gastos de campanha, por exemplo. E que além de uma justificativa, é preciso ter o apoio de dois terços no Congresso.

“Se existe a vontade política de avançar com o movimento [de impeachment], ela será parcialmente medida pela escala e caráter da demonstração dos protestos de domingo”, diz o Guardian.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffImpeachmentOperação Lava JatoPartidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Governo brasileiro avalia compras de alimentos excedentes durante tarifaço de Trump

Defesa de Daniel Silveira pede prisão domiciliar por falta de fisioterapia

Prisão de Bolsonaro: nas redes, 53% das publicações são favoráveis à decisão e 47%, contrárias

Tarcísio chama prisão domiciliar de Bolsonaro de ‘absurdo’ e pede desescalada da crise