Brasil

Dilma embarca rumo à Europa

Presidente participará da Cúpula entre União Europeia e Brasil

Dilma deve chegar na tarde do domingo na Bélgica (Ueslei Marcelino/Reuters)

Dilma deve chegar na tarde do domingo na Bélgica (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de julho de 2012 às 14h28.

Brasília - A presidente Dilma Rousseff embarcou neste sábado rumo a Bruxelas, seu primeiro destino de uma viagem de uma semana pela Europa no qual fará uma visita à Bélgica, Bulgária e Turquia, informaram fontes oficiais.

A presidente iniciará a agenda oficial de sua visita na segunda-feira em Bruxelas, onde também participará da Cúpula entre União Europeia (UE) e Brasil.

Dilma subiu a bordo do avião presidencial na Base Aérea de Brasília e realizará uma escala técnica em Natal antes de prosseguir para a Bélgica, onde deve chegar na tarde do domingo.

A presidente, que voltará ao Brasil no sábado dia 8, viajou acompanhada por uma grande delegação integrada, entre outros, pelos ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota; Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante; Cultura, Ana de Hollanda; Comunicações, Paulo Bernardo; e Comunicação Social, Helena Chagas.

Segundo a Presidência, Dilma se reunirá na segunda-feira com o primeiro-ministro belga interino, Yves Leterme, e participa de um jantar com o presidente do Conselho Europeu, Herman Von Rompuy, e com o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

Na terça-feira participará da cúpula Brasil-UE, terá um almoço com o rei Alberto II e encerrará um seminário de negócios bilateral.

A cúpula entre o bloco europeu e o Brasil servirá para dar continuidade à associação estratégica iniciada em 2007 entre ambas as partes.

No âmbito econômico, está previsto que Dilma discuta com as autoridades europeias o impacto da crise econômica mundial.

A presidente participará também na cerimônia de abertura do festival cultural Europalia e assinará com o Governo da Bélgica acordos nos setores de transporte aéreo, ciência, tecnologia e inovação, políticas espaciais, cultura e turismo.


O Brasil é o quarto destino do investimento estrangeiro da UE, depois de Estados Unidos, Suíça e Canadá com um acumulado de mais de US$ 140 bilhões.

Após sua visita a Bruxelas, a presidente se deslocará para a Bulgária onde na quarta-feira e quinta-feira se reunirá com as principais autoridades do país, assinará acordos comerciais e educativos, e se deslocará à cidade de Gabrovo, o lugar de nascimento de seu pai e onde será recebida por familiares.

Finalmente, a presidente viajará para Ancara, onde na sexta-feira se reunirá com o presidente turco, Abdullah Gül, e com o chefe do Governo desse país, Recep Tayyip Erdogan.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBélgicaDados de BrasilDilma RousseffDiplomaciaEuropaPaíses ricosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresUnião Europeia

Mais de Brasil

Aposentados do INSS podem solicitar reembolso de descontos indevidos nesta quarta; saiba como pedir

Giro do dia: morte de Pepe Mujica, CPI das Bets, JBS, INSS e investimentos da China

Governo Lula paralisa cessão da área da favela do Moinho em SP ao governo Tarcísio

Prefeito de Sorocaba (SP) vira réu por suspeita de superfaturamento na compra de lousas digitais