Brasil

Dilma e Barbosa estão em lista de líderes do EL País

Além deles, primeira mulher a comandar uma UPP também aparece na lista


	O presidente do STF Joaquim Barbosa cumprimenta a presidente Dilma Rousseff
 (Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)

O presidente do STF Joaquim Barbosa cumprimenta a presidente Dilma Rousseff (Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 23 de dezembro de 2012 às 16h14.

São Paulo – Dos 13 líderes ibero-americanos mais importantes de 2012, três são brasileiros, segundo lista publicada neste domingo pelo jornal espanhol El País. Além da presidente Dilma Rousseff e do presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa, a policial militar Priscilla de Oliveira Azevedo, primeira mulher a comandar uma UPP no Rio, também integra a lista. 

A popularidade da presidente dentro e fora das fronteiras brasileiras é ressaltada pela publicação. No entanto, a reportagem pondera que “em 2012, o ‘boom’ do Brasil se converteu em um crescimento econômico anêmico”, mas que Dilma está tomando as medidas necessárias para mudar esta sina. 

A reportagem afirma ainda que Joaquim Barbosa iniciou uma nova era na hsitória judicial brasileira. “Sua história de superação e seu profundo senso de justiça servem hoje de inspiração para as novas gerações de brasileiros”, afirma a publicação. 

Apesar de errar o nome da policial militar Priscila, El País a descreve como um mito. Atualmente, a primeira mulher a comandar uma UPP tem 120 policiais sob seu comando. 

O juiz espanhol Bartasar Garzón, o presidente do México Enrique Peña Nieto e o presidente da Colômbia Juan Manuel Santos também estão na lista. 

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilListasJoaquim Barbosa

Mais de Brasil

Câmara aprova projeto que cria novos cargos comissionados no STJ

Câmara aprova urgência da proposta que amplia punições para quem obstruir trabalhos na Casa

Lula altera texto das big techs, prevê remoção de ofensas com ordem judicial e recua sobre fake news

Pazolini lidera cenários para governo do Espírito Santo em 2026, diz Paraná Pesquisas