Brasil

CPI do INSS: principal suspeito de liderar fraudes cancela depoimento nesta segunda-feira, 15

Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como o "Careca do INSS", foi preso na última sexta-feira durante desdobramento da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 15 de setembro de 2025 às 11h45.

O empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, mais conhecido como o "Careca do INSS", cancelou a participação nesta segunda-feira na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do INSS, no Congresso Nacional.

Ele foi preso na última sexta-feira em um desdobramento da Operação Sem Desconto, que investiga fraudes na cobrança irregular de aposentados e pensionistas.

Em nota à imprensa, o presidente da CPI, senador Carlos Viana (Podemos), afirmou que o investigado comunicou a ausência por meio da defesa nesta manhã. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça, que determinou a prisão dele, decidiu que a presença de Antunes era opcional e não obrigatória.

A suspeita de "influência política" do empresário que frequentava gabinetes no Congresso e na Esplanada dos Ministérios era um dos pontos que seriam explorados pelos parlamentares.

Na quinta-feira, o colegiado aprovou a quebra dos sigilos fiscal, bancário e telefônico do Careca do INSS. Anteontem, o empresário foi preso por risco de fuga em operação da Polícia Federal.

Acompanhe tudo sobre:INSSFraudesCPI

Mais de Brasil

Barroso anuncia aposentadoria do STF

Intoxicação por metanol: governo recebe 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol

Quantos trabalhadores tem no Brasil? E empregadores? Novo anuário do IBGE facilita consulta de dados

Qualquer ajuste fiscal com crescimento de 1% está fadado ao fracasso, diz secretário da Fazenda