Brasil

Como regularizar o título de eleitor: prazo acaba na segunda-feira

Segundo o TSE, mais de 5 milhões de brasileiros ainda constam como não aptos a votar e podem ter o documento cancelado, além de não poder tirar passaporte ou prestar concurso público

Urna eletrônica será usada na votação deste domingo (Fabio Pozzebom/Agência Brasil)

Urna eletrônica será usada na votação deste domingo (Fabio Pozzebom/Agência Brasil)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 16 de maio de 2025 às 19h46.

O prazo para regularizar o título de eleitor junto à Justiça Eleitoral acaba na próxima segunda-feira, dia 19 de maio. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 145 mil pessoas já normalizaram a sua situação.

Entretanto, mais de 5 milhões de eleitores que não participaram dos últimos três pleitos e não justificaram a ausência ou não pagaram a multa ainda constam como não-aptos a votar e podem ter o documento cancelado caso percam o prazo.

Veja agora o que fazer para regularizar a documentação.

Como saber se preciso regularizar meu título?

Para auxiliar a eleitora ou o eleitor a checar se está em situação regular ou tem alguma pendência, A Justiça Eleitoral orienta que as eleitoras e os eleitores acessem o site do TSE para verificar se constam na lista dos títulos passíveis de cancelamento.

O serviço é gratuito e deve ser realizado no site oficial da Corte eleitoral. Também pode ser feito por meio do e-Título e nos cartórios eleitorais, no horário de expediente.

Para concluir a regularização, no caso de quem consta como pessoa faltosa, basta realizar o pagamento das multas, mas a medida só é válida até o dia 19 de maio. Depois desse prazo, o processo se torna mais complexo, exigindo a apresentação de outros documentos, como comprovante de endereço, por exemplo.

No caso de falta não justificada e sem pagamento de multa, será aplicada multa por turno ausente, definida pelo juiz eleitoral. O pagamento pode ser feito via o site Autoatendimento Eleitoral, pelo app e-Título ou no cartório. O registro de quitação do débito ocorre automaticamente após a baixa do pagamento.

Caso o eleitor declare a impossibilidade de pagamento, o juiz pode dispensar a multa.

Por que preciso estar com o título em dia?

Além de não ter o direito de votar, não estar com o título de eleitor regularizado pode impedir o acesso a serviços públicos essenciais. Segundo o TSE, quem não estiver com o documento em dia fica impedido de:

  • Tirar passaporte
  • Se inscrever em concurso e tomar posse em cargo público
  • Ser contratado para cargo comissionado em órgão público, como prefeitura
  • Participar de programas sociais do governo
  • Se matricular em instituições públicas de ensino e inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), caso seja maior de 18 anos
  • Regularizar outros documentos, como o CPF, por exemplo
Acompanhe tudo sobre:EleiçõesTSE

Mais de Brasil

IBGE: casamentos homoafetivos masculinos diminuem, mas aumentam entre mulheres

Número de nascimentos no Brasil em 2023 foi o menor dos últimos 45 anos, aponta IBGE

Justiça de SP volta a suspender operação de mototáxi na cidade após recurso da Prefeitura

Óbitos cairam no Brasil, especialmente entre pessoas com mais de 80 anos