Brasil

CNU 2025: mais de 761 mil pessoas se inscreveram no 'Enem dos concursos'

Rio de Janeiro é estado com maior número de inscrições

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 26 de julho de 2025 às 12h24.

A segunda edição do Concurso Nacional Unificado recebeu 761.528 inscrições, informou o Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) neste sábado.

O prazo foi encerrado no último dia 20.

As regiões Sudeste (247.838) e Nordeste (229.436) concentram o maior número de inscrições, com Rio de Janeiro no topo representando 108,8 mil inscrições. Mulheres representam 60% do total de inscritos, demonstrando um aumento em relação à edição anterior, que foi de 56,2%. Já o número total de inscritos foi inferior em comparação a 2024, quando a primeira edição teve 2,1 milhões de inscrições.

Quantas vagas há no concurso 2025

O concurso oferta 3.652 vagas distribuídas em 32 órgãos públicos e salários de até R$ 16.400, com provas a serem aplicadas em dois dias. A primeira fase, de questões objetivas, será em outubro. A segunda, de dissertativas, será em dezembro, apenas para os aprovados na etapa anterior.

Os cargos serão agrupados em nove blocos temáticos organizados por áreas de atuação semelhantes. O modelo – já adotado na edição anterior do concurso – permite que os candidatos concorram a diferentes cargos dentro do mesmo bloco, com uma única inscrição. Desta vez, serão dois blocos com nível médio. Os demais são para nível superior.

O bloco que tem mais vagas é o bloco 5, de Administração. São 1.172 vagas, mas 1 mil delas são para cadastro de reserva. É o único bloco que traz oportunidades que não são imediatas, segundo o edital. Essas 1 mil vagas são para o cargo de analista técnico-administrativo, que serão lotados no Ministério de Inovação e Gestão (MGI).

Acompanhe tudo sobre:CNU

Mais de Brasil

Com tarifaço e alimentos mais baratos, aprovação de Lula sobe pelo segundo mês, diz Quaest

Avião da Força Aérea dos EUA pousa no Brasil

Opinião: Pacto pela primeira infância: investir em creches é construir o futuro do Brasil

Câmara aprova projeto que cria novos cargos comissionados no STJ