Brasil

Butantã deve triplicar demanda da Linha 4 do Metrô-SP

Usuários devem subir de 19 mil para 54 mil por dia no transporte novo

Ganho estimado de 35 mil passageiros é mais que o dobro da quantidade atual na Linha Amarela (Milton Jung CBNSP/Flickr)

Ganho estimado de 35 mil passageiros é mais que o dobro da quantidade atual na Linha Amarela (Milton Jung CBNSP/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de março de 2011 às 09h47.

São Paulo - A inauguração da Estação Butantã, na manhã de ontem, vai representar o primeiro grande boom de passageiros da Linha 4 - Amarela, da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô). Não será surpresa se os usuários passarem a encontrar trens lotados no início da manhã - o horário de pico do ramal atualmente. Isso porque o número de passageiros vai quase triplicar: na última sexta-feira, foram registrados 19 mil usuários nesse ramal e a concessionária ViaQuatro espera que suba agora para 54 mil por dia.

O ganho de 35 mil passageiros por dia é mais que o dobro da quantidade atual da Linha Amarela, que até a semana passada circulava apenas entre as Estações Paulista e Faria Lima - trecho de 3,8 quilômetros. Esse ramal agora passou a ter 5,2 quilômetros de extensão - as viagens entre os extremos Paulista e Butantã são feitas em sete minutos.

"Ainda teremos todos os passageiros sentados na maior parte do tempo. Talvez no primeiro e segundo trens da manhã já haja carros lotados porque vai aumentar a quantidade de usuários. Algumas pessoas já esperam o início das operações para ir de Metrô, em vez de seguir de ônibus ou outro meio", diz o presidente da ViaQuatro, Luís Valença.

Uma das explicações para o aumento na demanda é o início simultâneo das operações no terminal de ônibus contíguo à estação de Metrô. Espera-se também um pico pela manhã de estudantes que rumam para a Estação Butantã a fim de chegar ao campus da Universidade de São Paulo (USP). A São Paulo Transporte (SPTrans) criou uma linha específica entre a estação e a cidade universitária. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasSetor de transporteEstatais brasileirasEmpresas estataisTransporte e logísticacidades-brasileirasMetrópoles globaisSão Paulo capitalmobilidade-urbanatransportes-no-brasilTransporte públicoMetrô de São Paulo

Mais de Brasil

EUA querem uma solução ‘inconstitucionalmente impossível’, diz Haddad

Anatel justifica fim da obrigatoriedade do uso do 0303

STF confirma direito de recusar transfusão de sangue por motivos religiosos

Fuvest 2026: candidatos poderão escolher local da 1ª fase; saiba como