Brasil

Brasil fecha 2010 como 4º maior mercado de automóveis

País subiu uma posição no ranking e ultrapassou a Alemanha

A China encerrou 2010 como líder absoluta no mercado automotivo (Marco de Bari/Quatro Rodas)

A China encerrou 2010 como líder absoluta no mercado automotivo (Marco de Bari/Quatro Rodas)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de fevereiro de 2011 às 20h16.

São Paulo - O Brasil fechou o ano de 2010 como o quarto maior mercado mundial de veículos, subindo uma posição no ranking e ultrapassando a Alemanha, de acordo com dados divulgados hoje pela consultoria Jato Dynamics, especializada no setor automotivo. O crescimento das vendas de automóveis no mercado brasileiro foi de 10,5% em relação a 2009, mas a melhora do Brasil no ranking se deveu à expressiva queda de 21,9% nas vendas na Alemanha.

A China encerrou 2010 como líder absoluta no mercado automotivo, com alta de 35,1% em relação ao ano anterior e com mais de 13 milhões de automóveis comercializados. A segunda posição ficou com os Estados Unidos, com aumento de 11,2% nas vendas, seguido pelo Japão (alta de 7,5%). Os dados referentes à China incluem apenas veículos de passeio. Os dos demais países englobam carros e comerciais leves.

Depois do Brasil, na quinta posição ficou a Alemanha, seguida pela França, Índia, Reino Unido, Itália e Rússia. Entre os dez maiores mercados de automóveis no mundo, além da Alemanha, apenas a Itália registrou queda nas vendas no ano passado. O mercado italiano recuou 8,4%.

Entre as montadoras, a Toyota encerrou o ano como líder, com 5,5 milhões de veículos comercializados no mundo. Em segundo lugar ficou a Volkswagen, com 4,4 milhões, seguida pela Ford, com 4,3 milhões, e General Motors, com 3,6 milhões. As montadoras americanas Ford e GM, que nos últimos anos enfrentaram sérios problemas financeiros, apresentarem forte recuperação, com crescimento de 10,8% e 22,2% nas vendas mundiais em 2010.

Acompanhe tudo sobre:ComércioVarejoAmérica LatinaDados de BrasilCarrosAutoindústriaVeículos

Mais de Brasil

Temer não vê sucesso em anistia unilateral e chama ataque de Tarcísio a Moraes de 'infelicidade'

'Traidor da Constituição é traidor da Pátria', diz Alckmin em ato pela democracia

Fachin se reúne com Lula para entregar convite de sua posse na presidência do STF

Hugo Motta reúne líderes para tentar dar um desfecho à pressão por anistia