Brasil

Bolsonaro diz que vai "desburocratizar" saúde e segurança do trabalho

De acordo com o Ministério da Economia, as Notas Regulamentadoras (NRs) de segurança e saúde no trabalho passarão por um amplo processo de "modernização"

Bolsonaro: o presidente afirmou que o governo vai dar agilidade ao "processo de utilização de maquinários" (Andre Coelho/Bloomberg/Bloomberg)

Bolsonaro: o presidente afirmou que o governo vai dar agilidade ao "processo de utilização de maquinários" (Andre Coelho/Bloomberg/Bloomberg)

R

Reuters

Publicado em 13 de maio de 2019 às 16h21.

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira que o governo federal vai rever normas de segurança do trabalho para "desburocratizar" o setor e entre as normas a serem reavaliadas está a que trata da utilização de maquinários.

"Governo federal moderniza as normas de saúde, simplificando, desburocratizando, dando agilidade ao processo de utilização de maquinários, atendimento à população e geração de empregos", escreveu Bolsonaro em sua conta no Twitter juntamente com um trecho de uma nota publicada pelo Ministério da Economia sobre a "simplificação" das normas.

De acordo com a nota da pasta, as Notas Regulamentadoras (NRs) de segurança e saúde no trabalho passarão por um amplo processo de "modernização". Segundo o secretário especial de Trabalho e Previdência do ministério, Rogério Marinho, a revisão de todas as NRs existentes será feita com foco na desregulamentação e simplificação.

"Hoje, há custos absurdos em função de uma normatização absolutamente bizantina, anacrônica e hostil", disse Marinho, segundo a pasta.

A nota, publicada no site do ministério na quinta-feira da semana passada, afirma que "a primeira norma a ser revista será a NR-12, que trata da regulamentação de maquinário, abrangendo desde padarias até fornos siderúrgicos". A estimativa da pasta é que o resultado desta revisão seja entregue no mês que vem.

Acompanhe tudo sobre:Mercado de trabalhoJair BolsonaroLeis trabalhistasGoverno BolsonaroMinistério da Economia

Mais de Brasil

STF julga lei que amplia cobertura de planos de saúde para procedimentos fora do rol da ANS

Saiba quem são os 25 parlamentares autores das emendas Pix na mira de Dino

Entenda os problemas de saúde que fizeram Bolsonaro ser hospitalizado novamente

Lula sanciona projeto contra adultização de crianças nas redes nesta quarta; veja o que diz o texto