Redação Exame
Publicado em 3 de outubro de 2025 às 08h44.
Última atualização em 3 de outubro de 2025 às 10h32.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que o levaria à Ilha do Marajó, no Pará, na quinta-feira, 2, apresentou falha no motor ainda em solo.
A comitiva precisou desembarcar e seguir viagem em outro avião. A informação foi confirmada por Lula durante entrevista à TV Liberal na manhã desta sexta-feira, 3.
Apesar do incidente, o presidente manteve a agenda prevista no estado.
"Ontem, ao embarcar para a Ilha do Marajó, teve um problema no motor do avião Cas, da FAB", disse. "Tenho que agradecer a Deus porque poderia ter acontecido quando eu estivesse no ar. Ainda em terra, tivemos que descer do avião com medo de o avião pegar fogo. Aí fomos em um avião Brasília."
O Palácio do Planalto divulgou um comunicado informando que, inicialmente, a aeronave C-105 Amazonas, da FAB, havia sido escolhida para realizar o trajeto por ser o mais adequado às condições da pista de pouso do destino.
"Durante os procedimentos de acionamento dos motores, foi identificado um problema técnico-operacional na aeronave. Por precaução e seguindo protocolos de segurança, a FAB optou por utilizar uma aeronave reserva (sempre disponível nas missões presidenciais). O modelo utilizado foi um C-97 Brasília", divulgou a nota.