Brasil

Alexandre de Moraes determina novo depoimento de Marcos do Val

Na versão apresentada à PF nesta quinta-feira, 2, Do Val disse que teria se encontrado duas vezes com Alexandre de Moraes para tratar do suposto plano golpista

Alexandre de Moraes: O ministro do STF já havia rebatido, na manhã desta sexta-feira, 3, parte do depoimento prestado ontem pelo senador (Fellipe Sampaio /SCO/STF/Reprodução)

Alexandre de Moraes: O ministro do STF já havia rebatido, na manhã desta sexta-feira, 3, parte do depoimento prestado ontem pelo senador (Fellipe Sampaio /SCO/STF/Reprodução)

Drc

Da redação, com agências

Publicado em 3 de fevereiro de 2023 às 17h40.

Última atualização em 3 de fevereiro de 2023 às 18h05.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira, 3, a abertura de uma investigação para apurar se o senador Marcos do Val (Podemos-ES) mentiu no depoimento prestado ontem à Polícia Federal (PF) sobre um suposto plano golpista para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que, segundo o parlamentar, teria sido articulado pelo ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Moraes cita indícios dos crimes de falso testemunho, denunciação caluniosa e coação no curso do processo. "O senador Marcos do Val apresentou, à Polícia Federal, uma quarta versão dos fatos por ele divulgados, todas entre si antagônicas, de modo que se verifica a pertinência e necessidade de diligências para o seu completo esclarecimento", diz um trecho da decisão.

Como primeiras medidas de investigação, o ministro pediu cópias de gravações das entrevistas concedidas pelo senador sobre o caso e da transmissão ao vivo que ele fez nas redes sociais para tornar o suposto plano público.

Ele também determinou que o procedimento deve ser distribuído ao próprio gabinete por 'prevenção' — o que significa que uma ação ou investigação anterior justifica a preferência de um ministro para assumir o caso como relator. O inquérito citado para fundamentar a prevenção é o que se debruça sobre o papel de autoridades nos atos golpistas do dia 8 de janeiro na Praça dos Três Poderes.

As versões do senador colocam Moraes no centro da suposta tentativa de golpe, o que interlocutores do STF veem como uma tentativa de afastar Moraes de investigações estratégicas e sensíveis ao ex-presidente e seus aliados.

Acompanhe tudo sobre:Alexandre de MoraesJair Bolsonaro

Mais de Brasil

Câmara troca comando do Conselho de Ética, e aliado de Bolsonaro assume presidência

Meta mantém ativo post contra Gleisi sobre fraude no INSS mesmo 12 dias após decisão judicial

Líderes da Câmara criticam ação do governo no STF contra derrubada do IOF e veem como 'tiro no pé'

Avião de pequeno porte cai em São José do Rio Preto; duas pessoas morreram