Em caso de rajadas de vento durante o alerta laranja de tempestade, o Inmet orienta a não procurar abrigo debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas (Getty Images). (Getty Images)
Colaboradora
Publicado em 11 de outubro de 2025 às 11h15.
Última atualização em 11 de outubro de 2025 às 12h36.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas laranja e amarelo para tempestades em mais de 100 cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e outras regiões do país entre domingo, 12, e segunda-feira, 13.
O aviso de tempestade prevê precipitação entre 20 e 50 milímetros por dia e rajadas de vento de 40 a 60 km/h. Há risco de alagamentos, quedas de árvores, interrupção no fornecimento de energia elétrica e descargas elétricas.
O Inmet orienta a população a evitar abrigo sob árvores durante o alerta laranja das tempestades e não estacionar veículos próximos a postes ou placas de propaganda, devido ao risco de quedas. Também é recomendado desligar aparelhos eletrônicos da tomada durante temporais.
Em caso de emergência, os contatos são Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193). Além disso, existem outros alertas para riscos de chuvas em regiões de todo país. Confira.
Alerta laranja de chuvas ou tempestades intensas:
Alerta amarelo de chuvas intensas:
Alerta amarelo de acumulado de chuva: