Brasil

AGU pede urgência em pedido para STF suspender decreto sobre venezuelanos

Juiz federal Helder Girão Barreto decretou em liminar a suspensão da entrada dos imigrantes via fronteira do País com o Estado

Liminar não abrange outras nacionalidades e veta apenas a entrada de venezuelanos (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Liminar não abrange outras nacionalidades e veta apenas a entrada de venezuelanos (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 6 de agosto de 2018 às 21h53.

A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu urgência do Supremo Tribunal Federal (STF) para julgar pedido de suspensão de decreto publicado pelo governo de Roraima que restringe o acesso de migrantes a serviços públicos.

O pedido foi feito dentro da ação apresentada pelo Estado de Roraima em abril, que pede o fechamento da fronteira entre Brasil e Venezuela. Na ação, a governadora do Estado, Suely Campos (PP), critica a atuação do governo federal na crise migratória de venezuelanos e cobra medidas de controle. O presidente Michel Temer já se posicionou contra a proposta do governo. A relatora do processo é a ministra Rosa Weber.

Para a AGU, o decreto avança justamente na questão que ainda depende de resposta da Suprema Corte, "imiscuindo-se em questões que são objeto da controvérsia e que podem potencialmente implicar a redução da prestação de serviços pelo Estado de Roraima aos imigrantes venezuelanos", afirma a ministra Grace Mendonça, chefe da AGU.

Grace ainda menciona a decisão do juiz federal Helder Girão Barreto, da 1ª Vara da Federal de Roraima, que decretou, liminarmente, a suspensão da entrada de imigrantes venezuelanos no Brasil, via fronteira do País com o Estado. A liminar não abrange outras nacionalidades e veta apenas a entrada de venezuelanos.

Acompanhe tudo sobre:BrasilRoraimaSupremo Tribunal Federal (STF)Venezuela

Mais de Brasil

Não é só Bolsonaro: 13,5% das prisões do Brasil são domiciliares com uso de tornozeleira eletrônica

Quais são as 10 cidades mais violentas do Brasil? Veja ranking

Quais são as 10 estados mais violentos do Brasil? Veja ranking

'Se ele estiver trucando, vai tomar um seis', diz Lula sobre tarifa de Trump