Brasil

Aécio emprestou avião de Minas para celebridades, diz Folha

Enquanto governador de Minas, tucano teria cedido aeronaves até para Luciano Huck, segundo o jornal


	Carona oficial: Luciano Huck é uma das celebridades que viajou com aeronave do governo de Minas
 (Divulgação)

Carona oficial: Luciano Huck é uma das celebridades que viajou com aeronave do governo de Minas (Divulgação)

Tatiana Vaz

Tatiana Vaz

Publicado em 9 de novembro de 2015 às 16h30.

São Paulo – O apresentador Luciano Huck e a dupla de cantores Sandy e Junior estão entre as várias celebridades, políticos e empresários que usaram o avião do estado de Minas na administração de Aécio Neves.

O levantamento foi feito com exclusividade pela Folha de S. Paulo por meio da Lei de Acesso à Informação.

O jornal conferiu o registro do Gabinete Militar de Minas Gerais, entre 2003 e 2010, tempo de governo do tucano, para chegar a tais dados.

No período, 1.423 voos foram solicitados por Aécio, sendo que em 198 deles não houve nem a sua presença, nem a de agentes públicos autorizados, como secretários de Estado e vice-governador.

De acordo com o jornal, essas viagens não encontram amparo na legislação, que desde 2005 regula o uso das aeronaves oficiais do Estado.

A reportagem também teve acesso aos dados dos voos dos governos de Antônio Anastasia, de 2010 a 2014, e do governador atual, Fernando Pimentel.

Entre os três, o governo de Aécio foi quem mais realizou viagens mensais – 2,3 voos, contra 1,3 voos na gestão Anastasia e 0,1 de Pimentel.

Outro lado 

Em nota, a assessoria de imprensa de Aécio Neves afirmou que os voos não foram disponibilizados pelo então governador de Minas para celebridades.

"Luciano Huck e a dupla Sandy e Junior viajaram a Minas para gravação de programa na Estrada Real, à época um dos projetos estruturadores do Estado na área de turismo", afirma o comunicado.

"Receberam do governo apoio logístico, a exemplo do que ocorre em estados, municípios e no governo federal para promoção de atrações turísticas. O programa foi veiculado pela Rede Globo, tendo sido uma das divulgações da Estrada Real de maior alcance. Seguem links do programa exibido pela Rede Globo".

A nota ainda reitera que todos os voos atenderam estritamente a interesses de Minas Gerais e ocorreram dentro do estabelecido em Resolução do Gabinete Militar.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilVeículosTransportesAviõesMinas Geraisaecio-nevesLuciano HuckIrregularidades

Mais de Brasil

O que é proibido levar para o CNU 2025? Saiba o que pode e o que não pode no dia da prova

CNU 2025: quantas questões preciso acertar para ser aprovado na prova objetiva?

Anvisa regulamenta produção em escala de antídoto contra intoxicação por metanol

Governo confirma 113 registros de intoxicação por metanol após ingestão de bebida em seis estados