(MAPA/Divulgação)
Repórter especial de Macroeconomia
Publicado em 19 de maio de 2025 às 19h19.
Última atualização em 19 de maio de 2025 às 19h23.
O secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Marcel Moreira, afirmou nesta segunda-feira, 19, que a exportação de carne de frango está suspensa para México, Coreia do Sul, Chile, Canadá, Uruguai, Malásia, Argentina, China, África do Sul, Bolívia, Rússia, Peru, República Dominicana, Marrocos, Paquistão, Sri Lanka e União Europeia.
Segundo o secretário, Cuba e Bahrein fecharam o mercado para carne de frango proveniente do Rio Grande do Sul. Já o Japão suspendeu a importação de carne de frango produzida em Montenegro (RS).
Os países tomaram essas medidas após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmar um caso de gripe aviária na cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul.
Dos sete casos suspeitos de gripe aviária no Brasil, três deram negativo, informou o Mapa.
Entre os sete casos em investigação, os testes deram negativo em Nova Brasilândia (MT), Triunfo (RS) e Rancho Cardoso (SE). Todos os casos são em áreas rurais de subsistência.
Outros três casos seguem em análise.
Segundo Fávaro, ministro da Agricultura, o Brasil tem um sistema robusto e transparente que garantirá a superação da doença.
“Pela transparência com que estamos conduzindo o processo, vamos superar. Ao agir dessa forma, o mercado vai confirmar que o sistema foi implementado com transparência”, disse o ministro durante coletiva.