EXAME Agro

CAR 2025: São Paulo lança módulo para gestão de ativos ambientais e regularização de imóveis rurais

Novo módulo permitirá que proprietários ou possuidores de imóveis rurais com Cadastro Ambiental Rural (CAR) validado possam cadastrar, vetorizar, habilitar e administrar áreas com ativos ambientais

CAR: é um registro eletrônico nacional obrigatório para todos os imóveis rurais que integra informações ambientais das propriedades, auxiliando no controle, monitoramento, planejamento ambiental e no combate ao desmatamento (Freepik)

CAR: é um registro eletrônico nacional obrigatório para todos os imóveis rurais que integra informações ambientais das propriedades, auxiliando no controle, monitoramento, planejamento ambiental e no combate ao desmatamento (Freepik)

César H. S. Rezende
César H. S. Rezende

Repórter de agro e macroeconomia

Publicado em 17 de junho de 2025 às 13h53.

Última atualização em 17 de junho de 2025 às 14h10.

O governo de São Paulo deve anunciar nesta terça-feira, 17, um novo módulo de gestão de ativos ambientais. Durante a abertura da Feicorte, em Presidente Prudente, a gestão estadual lançará o módulo, que será integrado ao portal do Sistema Cadastro Ambiental Rural de São Paulo (Sicar/SP).

Na prática, o novo módulo permitirá que proprietários ou possuidores de imóveis rurais com Cadastro Ambiental Rural (CAR) validado possam cadastrar, vetorizar, habilitar e administrar áreas com ativos ambientais.

O CAR é um registro eletrônico nacional obrigatório para todos os imóveis rurais — ele integra informações ambientais das propriedades, auxiliando no controle, monitoramento, planejamento ambiental e no combate ao desmatamento.

Além disso, o CAR facilita a regularização ambiental e o acesso a benefícios, como crédito agrícola e seguro rural no Plano Safra.

"A implantação do módulo é essencial para que o estado habilite e influencie os produtores a buscarem a regularização ambiental", afirma Guilherme Piai, secretário estadual de Agricultura e Abastecimento.

Com o módulo, espera-se que os agricultores possam viabilizar de forma ágil e simplificada a utilização desses ativos para compensar passivos ambientais de outras propriedades rurais.

Por meio do sistema, os usuários terão acesso a uma base de dados totalmente integrada — contendo informações sobre ativos e passivos ambientais de várias regiões de São Paulo.

Dessa forma, aqueles que possuírem passivos ambientais e desejam compensá-los em outro imóvel poderão identificar áreas compatíveis para esse fim. Atualmente, São Paulo conta com 437 mil CARs ativos e outros 130 mil validados. Até o fim de 2025, a meta é chegar a 200 mil CARs validados.

Para aderir ao módulo, o imóvel precisa ser analisado e validado no sistema SICAR-SP — estando em conformidade com os critérios estabelecidos pela Lei nº 12.651/2012.

Acompanhe tudo sobre:Estado de São PauloTarcísio Gomes de FreitasAgricultura

Mais de EXAME Agro

Exportação de 1.500 toneladas de pescados brasileiros para os EUA é suspensa após tarifas de Trump

Tarifa de Trump pode gerar perda de confiança nos EUA e fazer 'China Great Again', diz Barral

Concessões florestais avançam como motor de economia com conservação

Tarifa de Trump ameaça o agro do Brasil — e encarece produtos nos EUA